quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Maestro Márcio Mizael da Silva


Natural de Cruzeta RN, Iniciou seus estudos musicais em 2003 na orientação do Maestro Bem bem. Em 2006 ingressou no curso Técnico sobre a orientação do professor Ranilson Bezerra, participou de diversos Seminários de música promovido pela Fundação José Augusto (FJA) no interior do Estado, e durante o primeiro Seminário de Natal-RN promovido pela fundação José Augusto participou na qualidade de monitor do professor Normando Carneiro no curso de Arranjo e Orquestração. Hoje é aluno do curso de Bacharelado em música (trompete) na orientação do professor Ranilson Bezerra e Antonio Carlos. Participou de vários grupos musicais entre eles Jerimum Jazz (UFRN). Big Band jovem da (UFRN). Orquestra Sinfônica (UFRN). Grupo de Choro Nosso Choro (UFRN). Grupo de choro Quase as Seis (UFRN) grupo de choro Bem Brasileiro (AMUSIC). Trio Cafusu (AMUSIC). Grupo de choro Chorinho das Cinco (AJAC). Grupo de Trompetes (UFRN). Grupo de metais (UFRN). Grupo de Metais (AMUSIC). Filarmônica de São Tomé (AJAC) Hoje integrante do Grupo Nosso Choro (UFRN), sexteto Quimporó (AMUSIC), Grupo de Metais da (UFRN). Grupo de pífano (AMUSIC), Filarmônica de Cruzeta (AMUSIC). E é Maestro da Filarmônica de Timbaúba dos Batistas.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Você já ouviu Musica Hoje?


O ser humano relaciona-se com música permanentemente através de todas as influências sonoras do seu meio. Ela está presente na sua vida, algo quase necessário para sua sobrevivência. Você leitor, já se viu um dia inteiro sem ouvir os elementos da música? Acredito que sua resposta seria não, pois a sua volta, manifestações musicais estão acontecendo a todo o momento.

Desde que nascemos, provamos que o som é um de nossos meios de comunicação. Através da observação do choro de uma criança ao nascer, dizendo aos médicos que está viva, começamos a perceber que a vibração sonora dar forma a nossa fala. A música não é diferente, foi usada pelos nossos ancestrais como o meio de comunicação ao toque de tambores, apitos, entre outros instrumentos que aos dias de hoje se transformaram nas rádios, TVs, cinemas em todo meio de comunicação auditiva.

A música tem o poder positivo de proporcionar mudanças significativas na vida de crianças, adolescestes e adultos. Estudos comprovam que a música tem o poder de curar, sendo ela tratada de forma correta pra tal enfermidade, especialmente as da alma. Quem em algum momento não se deparou com alguma situação melancólica e não encontrou na música a solução para tal problema?

São benefícios como esses que devemos buscar e levar para nossa sociedade. Podemos usá-la como uma forma preventiva dos males que assombram a comunidade. Através de grupos musicais poderá despertar a sensibilidade nas pessoas, trabalhar o espírito ao ponto de abrir caminhos dignos à sua vida e ao mesmo tempo, com seu fazer musical, levar junto a ti multidões a assistí-lo.

Seja uma pessoa de cabeça aberta e veja na música, a resposta para vários de seus problemas.

Você já ouviu alguma musica hoje?
 Aglailson França

Ouvido consciente



Você tem consciência das suas atitudes? Sempre que fizermos algo devemos ter certeza das conseqüências que podem trazer para nossa vida. Coisas más ou boas, tudo vai depender da intenção, porque não podemos cair dentro de um buraco pelo simples fato de cair sem nenhum motivo lógico para tal loucura. Ao ouvir uma música devemos tomar o cuidado de sempre saber o que estamos ouvindo como sua origem, compositor, melodia, e o mais importante, a letra. Após fazermos uma analise, poderemos avaliar a qualidade da musica que estamos ouvindo. Fazendo isso, poderemos contribuir para melhorar, cada vez mais, a qualidade da indústria fonográfica do Brasil bem como com a formação da identidade musical do nosso povo.

Sabemos que vivemos em um país onde tudo vira moda. A quem devemos isso? Devemos à mídia que usa os meios de comunicação para manipular todas as tendências do mercado consumidor. A música, tratada como um produto, não é diferente, pois é conduzida conforme as Tvs e Rádios querem, e muitas vezes não são analisadas quanto ao seu conteúdo. Faz-se necessário observar essas características para que o papel social que compete a musica não se perda. Podemos analisar vários exemplos, mas no momento, usaremos o Funk como base de nossa reflexão.

O Funk, também conhecido como soul funk ou funk de raíz, é um estilo bem característico da música negra norte-americana, desenvolvido a partir de meados dos anos 60 por artistas como James Brown e por seus músicos, especialmente Marceo Parker e Melvin Parker, a partir de uma mistura de soul music, soul jazz, rock psicodélico e R&ampB.

Os músicos primeiramente chamavam de funk a música com um ritmo mais suave, pois a essência da expressão musical tem suas raízes no espiritual, nas canções de trabalho, nos gritos de louvor, no gospel e no blues. Caracteristicas que podem ser observadas na música contemporânea, da qual o gospel, o blues e suas variantes tendem a fundir-se. Esta forma estabeleceu o padrão para músicos posteriores que desenvolveram músicas com um ritmo mais lento, sexy, solto, orientado para frases musicais repetidas, que podem ser chamado de riffs, e principalmente dançante. O estilo reconhecido por seu ritmo sincopado, acobou influenciando, nos anos 70, os músicos de jazz como Miles Davis, Herbie Hancock, George Duke, Eddie Harris, entre outros. Nos anos 80 o funk tradicional perdeu um pouco da popularidade nos EUA, à medida em que as bandas se tornavam mais comerciais aderindo aos batidos eletrônicos. Seus derivados como o rap e o hip hop começaram a se espalhar com bandas como Sugarhill Gang e Soulsonic Forceem em parceria com Afrika Bambaataa. A partir do final dos anos 80, com a disseminação dos samplers, partes de antigos sucessos do funk, principalmente dos vocais de James Brown, começaram a ser copiados para outras músicas pelo novo fenômeno das pistas de dança, a house music. Nesta época surgiram também algumas derivações do funk como o Miami Bass, DEF, e a ramificação latina da Freestyle Music conhecida no Brasil como Funk Melody. Tais ritmos se tornaram combustível para os movimentos Break e Hip Hop. Também no mesmo ano surge o chamado Funk-Metal, conhecido como funk rock, uma fusão entre guitarras distorcidas de heavy-metal ou rock e a batida do funk, em grupos como Red Hot Chili Peppers e Faith No More.
Podemos perceber que todas as variantes ao mundo comercial, levaram a verdadeira essência do Funk a perder seu espaço e ter características diferentes para se adequar ao mundo comercial. Hoje no Brasil temos o Funk Carioca, emergido de umas das ramificações do funk norte-americano, que abusa de suas características como a sexualidade, a qual é tratada de forma explícita e vulgar nas rádios e TVs. Essa musica invade nossas casas sem percebermos, e acabamos entregando nossos valores no momento em que passamos a ser consumidores desse produto.
O Funk foi apenas um, de vários estilos musicais que poderíamos citar neste texto, mas através desta iniciativa, poderemos refletir melhor sobre o conteúdo da música brasileira e nos permitir novas experiências em analisar aquilo que nos é proposto pelos veículos de comunicação, pois não existe um manual dizendo qual musical é a mais apropriada para ouvirmos, mas podemos desenvolver um ouvido consciente para selecionar aquilo que faz bem para nossa vida.




 Fonte Bibliográfica:
http://funk-brasil.blogspot.com/

Música - Artes - Brasil Escola

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Filho Ilustre: Elino Julião


Elino Julião nasceu em 13 de novembro de 1936, no quente sertão do Seridó, na cidade de Timbaúba dos Batistas - RN. Filho de Sebastião Pequeno, tocador de cavaquinho e Concertina. Foi menino butador d'água junto ao seu estimadíssimo jumentinho "Moleque", no sítio Tôco, onde cantarolava batendo numa lata as modinhas que aprendia na festa de Sant`Ana em Caicó - RN. Na casa grande da fazenda , onde se reuniam os moradores da redondeza, Elino Julião fazia a alegria da rapazeada. Costumava sair da fazenda descalço e a pé, rompendo 18 km de caatinga para bater a famosa " peladinha " em frente à Igreja de Sant`Ana na cidade de Caicó e articular-se, claro, para cantar na sede do Caicó Esporte Clube, no domingo à tarde. Cantar para Elino, já era êxtase. Nos anos 50, destemidamente o garoto de 14 anos "pegou morcego" no caminhão de Artur Dias e veio para Natal, se escondeu no bairro das Quintas e logo garantiu seu espaço para cantar no Programa Domingo Alegre da Rádio Poti, junto ao radialista Genar Wanderley e no animado Forró da Coréia, onde hoje é o o Estádio de futebol Machadão, forró esse que o inspirou a compor um dos seus grandes sucessos: " O forro da Coréia . Menino esperto que trouxe no sangue as raízes do autêntico "forró pé de serra" do sertão nordestino, registrou e divulgou com originalidade e alegria a cultura e as tradições dos folguedos populares nordestinos por mais de de 4 décadas. Criador de grandes sucessos da música popular Nordestina tais como: O Rabo do Jumento, O Relabucho, Maria Home, Puxando Fogo, Na Sombra do Juazeiro, A festa do Senhor São João, Cajueiro de Pirangi, Filho de Gaiamun e muito outros.

domingo, 1 de agosto de 2010

Ensaios da Banda.




Correndo contra o tempo.

Dês do dia 3 de julho data da entrega dos instrumentos, os alunos da Filarmônica de Timbaúba dos Batistas vêm se capacitando com os professores de cada instrumento, Saxofone, Flauta, clarinete, trombone, trompete, trompa, tuba, bombardino, e percussão.A intenção e que a banda faça sua estréia dia 7 de setembro.

Aprovados !




Aprovados no Saxofone.


Aprovados no Clarinete.


Aprovados nos Metais.


Aprovados na Flauta transversal.


Testes feitos com os alunos do Projeto.




Nos dias 18 de junho e 03 de julho, foi feito os testes para os alunos participantes do projeto de música do Município de Timbaúba dos Batistas RN, participaram aproximadamente 80 alunos das turmas de teoria e flauta doce. Este projeto da Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas com parceria da Prefeitura Municipal, Banco Mundial e do Projeto da Juventude Solidária do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, esta superando as expectativas. O maestro pretende ainda no decorrer deste ano implantar um coral e uma Banda de Percussão com Instrumentos recicláveis, e assim fazer com que a Música seja uma grande aliada na formação Cultural e Social das crianças, jovens e adolescentes de Timbaúba dos Batistas.

Aulas Teóricas





O Projeto

A Filarmônica de Timbaúba dos Batistas que faz parte do projeto da juventude solidária do governo do Estado do Rio Grande do Norte com parceria Do Banco Mundial Iniciou os trabalhos Musicais no dia 23 de março, no qual contou com a presença de todos os alunos inscritos no projeto que chega a 117 alunos entre 08 e 18 anos, e da diretoria da associação cultural e social de Timbaúba dos Batistas. O maestro Márcio Mizael Falou da importância do projeto para o município e enfatizou que: na sociedade que estamos vivendo precisamos agarrar-nos na cultura e não a deixar escapar porque é ela que nos dar uma base sólida para crescermos como parte da sociedade. Esta realidade que acontece em Timbaúba dos Batistas tem que ser agarrada com unhas e dentes, Pôs esta é uma oportunidade única.

O PROJETO

Sabendo da realidade social do Brasil hoje, e da política de alienação do mercado fonográfico assim como a mídia em geral que atinge cada vez mais principalmente as crianças e os jovens do nosso país, a Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas vem desenvolvendo um trabalho de conscientização através da música, onde propõe atrair á essa juventude, para que elas mesmas sejam as propagadoras das riquezas culturais do seu povo, fazendo assim com que suas representações obtenham oportunidades, meios e ferramentas para conter a própria realidade em que vivem, porque eles são presas fáceis para o mundo das drogas, bebidas alcoólicas e prostituição.

Um dos problemas que são enfrentados em trabalhos sociais como esse, no interior, é a falta de oportunidade, a realidade das cidades interioranas são desfavoráveis e até mesmo escassas quando se fala de oportunidade.

A preocupação na falta de oportunidade para os adolescentes principalmente, é que: eles estão prontos para transformar qualquer desejo em ação, e vendo por esse lado, a falta de oportunidade gera necessidade.

Se refletirmos sobre esta realidade, os jovens são obrigados muitas vezes ainda em idade escolar, a abandonar a escola para trabalhar e ajudar nas despesas familiares ou até mesmo para se dedicar precocemente a uma nova vida que ainda não cabe a eles.

A necessidade pela falta de oportunidade tem correlações com os problemas sociais, e se adolescência significa crescer, desenvolver, basta criar opções para que essas pessoas tenham uma oportunidade na vida para desenvolverem seus talentos, e assim no futuro ter uma chance de viver dignamente.

No Brasil, as políticas públicas para a juventude têm aumentado consideravelmente. Mas, ainda é muito pouco para um país tão rico culturalmente, onde pode utilizar sua forte influência para o desenvolvimento sociocultural.

E um grande exemplo dessa realidade, é as bandas de música, que só no Rio Grande do Norte envolve mais de 10.000 (DEZ MIL) Pessoas, entre jovens, crianças e adolescentes que procuram através da música um futuro melhor e encontram ainda mais, uma forma de divulgar, crescer, valorizar a cultura do seu povo.

Na oportunidade, á (ACUST) propõe dar seguimento ao trabalho que vem desenvolvendo na comunidade desde 2010, dando mais apoio e chance para mais uma criança descobrir seu valor, não só musicalmente, mas mostrando para comunidade e para ela mesma, que ela é capais de ser uma grande cidadã, e ainda podendo contribuir para o desenvolvimento do seu município, do seu país e do mundo.

A Cidade

A Cidade

Timbaúba dos Batistas é uma cidade da região de seridó no Rio Grande do Norte. Distante 282 km da capital, Natal, a cidade possui uma área urbana de 75 km² e uma densidade demográfica de 17,5 hab/km². Timbaúba é uma cidade pequena com 2 380 habitantes.

O nome da cidade vem de uma árvore chamada pelos índios de “timbóiba” que significa árvore de espuma. Os índios a chamam assim pois seu fruto produz uma espécie de espuma que é utilizada como sabão. Além disso, o nome do município também está associado ao nome de uma das primeiras famílias a chegar à região, os Batistas.

Nos idos do século XVIII as terras férteis de Timbaúba já eram habitadas e o Tenente-Coronel Manoel de Souza Forte era o proprietário do Termo da Vila do Príncipe, área onde está localizado o município de Timbaúba dos Batistas. A região começou a se desenvolver em meados do século XIX, quando o Major José Batista dos Santos fundou nas terras frescas do vale a fazenda Timbaúba. Ali teve início a grande atividade de plantio de canaviais, ensejando uma produção de aguardente e rapadura.

O povoado de Timbaúba, no ano de 1942, já era visto por Anfilóquio Câmara como um dos mais ricos do Seridó por manter uma agricultura sempre forte, destacando-se no cultivo de cana-de-açúcar.

No dia 10 de maio de 1962, por força da Lei no 2.774, o povoado desmembrou-se de Caicó tornando-se município com o nome de Timbaúba dos Batistas, numa homenagem a família de pioneiros responsáveis pelo engrandecimento do município. Em 1° de janeiro de 1964, foi instalada a sede municipal, tomando posse como prefeito o Sr. Hisbelo Batista de Araújo.

TIMBAúBA DOS BATISTAS-RN

TIMBAúBA DOS BATISTAS-RN
visão aerea

HISTÓRICO DA BANDA FILARMÔNICA ELINO JULIÃO


A banda Filarmônica “Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas foi fundada em 03 de Março de 2010. Com a finalidade de qualificar os jovens dentro de suas próprias vocações, sentiu-se a necessidade de buscar uma parceria da prefeitura municipal de Timbaúba dos Batista com o governo do Estado do Rio Grande do Norte através do programa desenvolvimento solidário que indicou o senhor Humberto Carlos Dantas, carinhosamente conhecido como “Bembem” para viabilizar todas as providências necessárias, em seguida, depois de vencer todo o processo burocrático desde legalização da Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas (ACUST) que teve como sua primeira presidente Maria Aparecida do Nascimento, veio à elaboração do projeto e liberação dos recursos, para aquisição dos instrumentos musicais.

Depois de todo esse processo iniciou as aulas práticas e teóricas formando a banda propriamente dita.

Surgiu a ideia de dar nome à banda e foi colocado em votação que por unanimidade escolheram o nome do nosso conterrâneo e forrozeiro o artista popular “ELINO JULIÃO DA SILVA” que é motivo de orgulho para todos os seus conterrâneos pelo legado da sua história.

O maestro Mizael Cabral tem o cuidado em conjunto com a associação (ACUST) em parceria da prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas na ampliação de seus componentes e na modernização de seus instrumentos, de uma vez que, recentemente foi elaborado um projeto tendo sido aprovado no valor de 25 mil reais pelo ministério da Cultura para aquisição de novos instrumentos para a estruturação da banda.

Atende hoje cerca de 90 crianças na faixa etária de 8 a 21 anos, sendo 50 participantes da banda filarmônica e 40 nas turmas de teoria e flauta doce.

A banda tem representado a cultura Timbaubense em várias cidades seridoenses, aonde vem recebendo total apoio da prefeitura municipal através do prefeito Ivanildo Filho para as devidas apresentações.

A filarmônica nesse pequeno período de existência tem se destacado devido à dedicação e trabalho da sua ex-coordenadora Maria Aparecida do Nascimento, do coordenador atual Aloísio Vale de Araújo e do seu maestro Mizael Cabral que com sua visão inovadora, consideram a música como importante meio de inclusão social para transformação de uma sociedade mais digna e igualitária.

O MAESTRO

MIZAEL CABRAL


De família de músicos, Marcio Mizael da Silva é natural de Cruzeta RN. Iniciou seus estudos musicais aos 16 anos em 2003 com o Maestro Humberto Carlos Dantas, ( Bembem Dantas ), ingressando na banda Filarmônica de Cruzeta-RN como trompetista. Em 2004 fundou o Trio Cafuçú de trompetes, marcando o começo de sua carreira de compositor e arranjador. participou como aluno em diversos seminários de música promovido pela Fundação José Augusto (FJA) e AMUSIC em Cruzeta e em outra cidades do no interior do Estado, sendo monitor do I Seminário de Música de Natal-RN do professor, compositor e maestro Normando Carneiro no curso de Arranjo Orquestração.
Em 2006, ingressou no curso Técnico de trompete (EMUFRN) sobre a orientação do professor Ranilson Bezerra, concluindo em 2009.ainda em 2009 entrou no curso de graduação em trompete da EMUFRN, sobre orientação do professor Ranilson Bezerra e Antonio Carlos. Participou de vários grupos musicais entre eles: Big Band Jerimum Jazz (EMUFRN). Big Band jovem (EMUFRN). Orquestra Sinfônica (EMUFRN). Grupo de
Choro Nosso Choro (EMUFRN). Grupo de choro Quase as Seis (EMUFRN), Grupo de pífano (AMUSIC),grupo de choro Bem Brasileiro (AMUSIC).
Trio Cafuçú(AMUSIC). Grupo de choro Chorinho das Cinco (AJAC). Grupo de Trompetes (EMUFRN). Grupo de metais (EMUFRN). Grupo de Metais (AMUSIC). Em 2008 assumiu temporariamente a direção da Filarmônica de São Tomé-RN (AJAC). Fundou e dirige Grupo folclórico “Pé de Côco” de pífano e percussão - (AMUSIC), é integrante e diretor técnico do sexteto de metaisQuimporó(AMUSIC) professor e chefe do naipe e primeiro trompete daFilarmônica de Cruzeta(AMUSIC). Em 2010 fundou e dirige a Filarmônica “Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas RN (ACUST).
Percussionista nato, Mizael Cabral, como é conhecido no meio musical e artístico do RN, tem se destacado como compositor e arranjador para diversas formações musicais, em especial para Bandas de Música, tendo composto ou arranjado até o momento mais de 100 peças entre elas compôs peça para o CD do professor de trombone da UFRN Gilvando (azeitona) do professor Klenio Barros, e para banda Filarmônica SÃO TOMÉ-RN.
Mizael também é coordenador técnico da Associação Musical e Cultural do RN (AMUSIC) Cruzeta RN.

INSCRIÇÕES PARA TURMA DE TEORIA 2013

Inscrições abertas para turma de teoria musical da banda " Filarmônica Elino Julião" 2013 click no link e faça já a sua. https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGRuWnNnSEtidlpWR0xGaDdMRmFBR3c6MQ atenção. inscrição valida apenas para residentes em Timbaúba dos Batistas-RN Inscrições para turma de teoria musical 2013 da filarmônica "Elino julião" docs.google.com