segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Jardim do Seridó já teve Conferência de Cultura





Como estava programado, aconteceu no dia 15 de dezembro de 2011, a I Conferência Municipal de Cultura de Jardim do Seridó. Através de uma parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo e da Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo, a I Conferência de Cultura de Jardim do Seridó teve como Tema: “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”.


A Conferência foi aberta pelo senhor prefeito municipal Padre Jocimar Dantas de Araújo que expressou o sentimento dos artistas jardinenses em promoverem um fórum de debate aberto com os produtores culturais da cidade para expressarem seus anseios na construção da cultura local. O tema da Conferência foi trabalhado pelo teatrólogo Alex Cordeiro.


A Conferência Municipal de Cultura é parte de um processo convocado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MINC). Este processo é antecedido pela convocação da 3ª Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada em março de 2012 e pela Conferência Regional de Cultura a ser realizada na cidade de Caicó em janeiro de 2012. Para que o município de Jardim do Seridó tenha direito a voz e voto nas Conferências: Regional, Estadual e Nacional, a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo e da Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo, convoca I Conferência Municipal de Cultura.


Estiveram participando os artistas, produtores, gestores, conselheiros, empresários, pensadores e ativistas da cultura, e a sociedade civil em geral.


O evento aconteceu na Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo. Foi um fórum democrático, onde todos os delegados estiveram discutindo e apresentando propostas para serem encaminhadas para a Conferência Regional. Aconteceu também a eleição dos delegados, sendo que na Conferência Regional de Caicó o município de Jardim do Seridó vai ser representado pelo Secretário de Cultura José Renato de Araújo Azevedo e pelo Diretor da CCP Diego Marinho de Gois, delegados natos, pelo vereador Gilberto Valdeger, representante do poder público e Bartolomeu dos Anjos Sales, cantos, eleitos por aclamação

Texto: DIEGO MARINHO DE GOIS – AGENTE DE CULTURA

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011



Ainda dentro das comemorações dos 25 anos da Filarmônica de Cruzeta  a Associação Musical  e Cultural do RN – AMUSIC,  em parceria com a ACAAS de São José do Seridó  e a Prefeitura de Cruzeta, realizará nos dias 26 e 27 de dezembro, o  I ENCONTRO DE METAIS DO SERIDÓ.

A finalidade do encontro, é a capacitação Técnica dos músicos seridoenses que tocam trompete, Trompa, trombone, tuba e bombardino.
 
Os Professores são dos melhores :
 
TUBA/BOMBARDINO:
•    Prof.Valmir Vieira : UFPB, Quinteto Brassil, OSPA.
•    Fernando Luis Araujo: Técnico em Tuba EMUFRN
•    Adriano Monteiro Dantas: Bacharel em Tuba- Banda Sinfônica de Natal
 
TROMBONE: 
Prof. Gilvando Silva - Azeitona, EMUFRN, Quarteto de trombones da Paraíba.
Prof. Klenio Barros – EMUFRN
 
TROMPA:
Prof. Radegundis Filho (Gundim) EMUFRN
Dayanderson Dantas – EMUFRN

TROMPETE: 
 Fernando :
Mizael Cabral- EMUFRN.
 
As Inscrições Estão abertas desde o do dia 13/12/2011 pelo email:  amusic.cruzeta@hotmail.com

•    Poderá participar do encontro músicos de qualquer parte do estado;
•    As Inscrições custarão R$ 10,00 que poderão ser pagas no momento do cadastro e recebimento dos crachás;
•    Será servido Almoço e jantar no dia 26 e café, almoço e jantar dia 27;
•    Para quem não conseguir onde ficar, serão disponibilizados alojamentos;
•    Serão emitidos certificados de participação.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

TIMBANDAS







                                                            Maestro Alzimar Trajano




                                                               Maestro Bembem Dantas

                                                                  Maetro Mizael cabral

domingo, 18 de dezembro de 2011

Apoteose musical

                                       professor Laudo Esdras


Parafraseando Monsenhor Antênor Salvino, o 1º Encontro de Filarmônicas de Timbaúba dos Batistas, "foi um estrondo", "foi uma apoteose". Abrindo as apresentações, a Filarmônica Ruy Pereira, da cidade de Serra Negra do Norte, encantou a todos os presentes com músicas do cancioneiro popular brasileiro. Dando seguimento ao encontro, todos ficaram maravilhados com o repertório natalino, entoado pela Banda 24 de outubro, da cidade de Cruzeta. No entanto, sem ser bairrista, quem empolgou mesmo, foi a Filarmônica Elino Julião, com músicas de Cazuza, Elino Julião e pout pourri dos anos 60, arregimentou as maiores ovações da noite. A população participou em peso ao evento, que no próximo ano deve figurar de vez no calendário cultural não só de Timbaúba dos Batistas, como também do Rio Grande do Norte.


 População aguardando a chegada das bandas em frente a Matriz de São Severino
Filarmônica Ruy Pereira - Serra Negra do Norte
Filarmônica 24 de outubro - Cruzeta
Filarmônica Elino Julião - Timbaúba dos Batistas


.FONTE : http://escolabasiliobatista.blogspot.com/

“Sopros de ar, notas de vida...”


A clave de sol que une o mundo todo finalmente consegue fazer acontecer uma grande e linda explosão de notas seridoenses. Os pés alinhados e fortes marcam o caminho trilhado entre o esforço do passado e o reconhecimento do presente. A multidão esperava ansiosa, as cavalarias chegarem, e no luar da bandeira do soldado São Severino Mártir, os encantos começarem.
Para abrir as cortinas do castelo, nada melhor que os guerreiros de laranja, que do alto dos montes, buscam inspiração e uma persistência que nos que nos encanta. Com uma pitada de veneno e a mais simples leveza, o maestro Alzimar Trajano se firma no solo e conduz aquele timbre de beleza. É o trem das onze estava passando e o resto era só aplaudir aqueles talentos que estavam nos encantando.
Para iluminar a felicidade do natal, nada mais, nada menos que o irradiante sol cruzetense, que a partir de uma simples nota musical conseguia fazer a fotossíntese da paz, iluminar sorrisos e irradiar essa esfera que mais me parece uma semibreve que todos chamam de mundo. Onde o amarelo dos raios se misturava com o branco da neve do maravilhoso mestre Bembem Dantas, que consegue selecionar músicas de um conhecimento e de um sentimento enorme no meio de tantas.
Como falar... Ah se o nosso pai Elino Julião pudesse estar ali, emocionado e feliz, junto ao encanto do jardim, pois dizem que o mais belo de uma casa é o jardim, e nele nós estávamos as esplendidas Flores de Lis. Que no balanço dançante do vento fazia a mistura entre o roxo, o laranja e o amarelo, que cantava sem medo da estréia, que tomava banho no luar, que envelhecia nas vozes de um arribado forró da coréia, que fazia o povo dançar. Nós queríamos mostrar a cara do Brasil e sair a mais de mil nos improvisos de um tal de dixilane que ninguém nunca viu. Nunca viu e gostou, pois dali era só dar uma varrida de verdade e levantar a poeira de felicidade. E aí, pra sair tudo direito... Vá com jeito, vá com jeito, vá com jeito.
“A vida é a arte do encontro... Embora haja tantos desencontros nessa vida” diz Vinícius de Morais. Eu diria de forma menos culta que só existem desencontros onde não existe música, pois “Só se pode cantar alegria quando se pode cantar”... E ouvir sair da boca de um telespectador que o maior momento da história de Timbaúba estava ali, me fazia lembrar mais uma vez do saudoso Elino Julião, que por mais que fosse difícil seu trabalho ainda podia sorrir e dizer em meu pensamento... Pode entrar que eu não quero pagamento. Agora, o que nos resta é estender os tapetes vermelhos para a próxima emoção que nos convida, a continuar dando “Sopros de ar, notas de vida...”

ALUNO DA FILARMÔNICA ELINO JULIÃO
Adson Gomes Dos Santos.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

1º Encontro de Bandas Filarmônica de Timbaúba dos Batistas-RN


Os encontros de bandas têm demonstrado grande importância em vários aspectos dentro das sociedades.  Sabendo da realidade de que: só no Rio Grande do Norte existe cerca de 115 bandas filarmônicas e envolvem mais de 10.000 (DEZ MIL) Pessoas, entre jovens, crianças e adolescentes, onde elas poderão fazer desta arte a sua profissão, os encontros promovem interação social, difusão do movimento de bandas que ainda é pouco valorizado, integra a comunidade ao trabalho desenvolvido, incentiva os jovens procurarem sempre melhorar musicalmente, leva aos ouvintes música de boa qualidade, engrandece o nome do município e do estado, e trás muitos outros recursos que servem para agregar valores à sociedade.
A Filarmônica “Elino  Julião”  é hoje um grande orgulho para a comunidade timbaubense, ela  Veio salvar a memória do maior expoente cultural desta terra, “Elino Julião”,Ao otimizar a oportunidade aos jovens não só de escutar boa música, como também, de produzir excelente música, a Filarmônica reverteu rapidamente o processo contínuo de vulgarização cultural que seguia no Município, e leva as crianças e aos jovens uma oportunidade de crescer não financeiramente mais sim nas questões culturais, educacionais, e melhor dizendo sociais.
O “TIMBANDAS” é uma realização com parcerias entre a paróquia, prefeitura municipal e á (ACUST), Associação Cultural e social de Timbaúba dos batistas, que é a entidade mantedora do projeto de música no município.
O encontro será realizado ao lado da igreja matriz dentro da programação da festa do padroeiro São Severino Mártir, ás 20:00, e contará com as participações especiais das filarmônicas de Cruzeta-RN, e de Serra Negra do Norte-RN, Onde as mesmas tocarão um repertório exclusivamente preparado para a ocasião e, a filarmônica anfitriã fechará a noite de apresentações tocando várias musicas do cenário brasileiro, e do seu patrono, o saudoso ELINO JULIÃO.
As expectativas para o eventos são as melhores, pois a organização do evento vem trabalhando e se preparando há muito tempo para que tudo ocorra nas suas melhores condições.
Gostaria aqui de agradecer a todas as Filarmônicas que vêem participar, e a todos que estão contribuindo para esse grande concerto, e que o TIMBANDAS seja entre muitos outros que virão, ”inesquecível”, pois o povo timbaubense esta aguardando ansiosamente para ver o show de musicalidade e peformace das bandas que aqui vão se apresentar.

Cordialmente
MIZAEL CABRAL (maestro)

O PROJETO

Sabendo da realidade social do Brasil hoje, e da política de alienação do mercado fonográfico assim como a mídia em geral que atinge cada vez mais principalmente as crianças e os jovens do nosso país, a Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas vem desenvolvendo um trabalho de conscientização através da música, onde propõe atrair á essa juventude, para que elas mesmas sejam as propagadoras das riquezas culturais do seu povo, fazendo assim com que suas representações obtenham oportunidades, meios e ferramentas para conter a própria realidade em que vivem, porque eles são presas fáceis para o mundo das drogas, bebidas alcoólicas e prostituição.

Um dos problemas que são enfrentados em trabalhos sociais como esse, no interior, é a falta de oportunidade, a realidade das cidades interioranas são desfavoráveis e até mesmo escassas quando se fala de oportunidade.

A preocupação na falta de oportunidade para os adolescentes principalmente, é que: eles estão prontos para transformar qualquer desejo em ação, e vendo por esse lado, a falta de oportunidade gera necessidade.

Se refletirmos sobre esta realidade, os jovens são obrigados muitas vezes ainda em idade escolar, a abandonar a escola para trabalhar e ajudar nas despesas familiares ou até mesmo para se dedicar precocemente a uma nova vida que ainda não cabe a eles.

A necessidade pela falta de oportunidade tem correlações com os problemas sociais, e se adolescência significa crescer, desenvolver, basta criar opções para que essas pessoas tenham uma oportunidade na vida para desenvolverem seus talentos, e assim no futuro ter uma chance de viver dignamente.

No Brasil, as políticas públicas para a juventude têm aumentado consideravelmente. Mas, ainda é muito pouco para um país tão rico culturalmente, onde pode utilizar sua forte influência para o desenvolvimento sociocultural.

E um grande exemplo dessa realidade, é as bandas de música, que só no Rio Grande do Norte envolve mais de 10.000 (DEZ MIL) Pessoas, entre jovens, crianças e adolescentes que procuram através da música um futuro melhor e encontram ainda mais, uma forma de divulgar, crescer, valorizar a cultura do seu povo.

Na oportunidade, á (ACUST) propõe dar seguimento ao trabalho que vem desenvolvendo na comunidade desde 2010, dando mais apoio e chance para mais uma criança descobrir seu valor, não só musicalmente, mas mostrando para comunidade e para ela mesma, que ela é capais de ser uma grande cidadã, e ainda podendo contribuir para o desenvolvimento do seu município, do seu país e do mundo.

A Cidade

A Cidade

Timbaúba dos Batistas é uma cidade da região de seridó no Rio Grande do Norte. Distante 282 km da capital, Natal, a cidade possui uma área urbana de 75 km² e uma densidade demográfica de 17,5 hab/km². Timbaúba é uma cidade pequena com 2 380 habitantes.

O nome da cidade vem de uma árvore chamada pelos índios de “timbóiba” que significa árvore de espuma. Os índios a chamam assim pois seu fruto produz uma espécie de espuma que é utilizada como sabão. Além disso, o nome do município também está associado ao nome de uma das primeiras famílias a chegar à região, os Batistas.

Nos idos do século XVIII as terras férteis de Timbaúba já eram habitadas e o Tenente-Coronel Manoel de Souza Forte era o proprietário do Termo da Vila do Príncipe, área onde está localizado o município de Timbaúba dos Batistas. A região começou a se desenvolver em meados do século XIX, quando o Major José Batista dos Santos fundou nas terras frescas do vale a fazenda Timbaúba. Ali teve início a grande atividade de plantio de canaviais, ensejando uma produção de aguardente e rapadura.

O povoado de Timbaúba, no ano de 1942, já era visto por Anfilóquio Câmara como um dos mais ricos do Seridó por manter uma agricultura sempre forte, destacando-se no cultivo de cana-de-açúcar.

No dia 10 de maio de 1962, por força da Lei no 2.774, o povoado desmembrou-se de Caicó tornando-se município com o nome de Timbaúba dos Batistas, numa homenagem a família de pioneiros responsáveis pelo engrandecimento do município. Em 1° de janeiro de 1964, foi instalada a sede municipal, tomando posse como prefeito o Sr. Hisbelo Batista de Araújo.

TIMBAúBA DOS BATISTAS-RN

TIMBAúBA DOS BATISTAS-RN
visão aerea

HISTÓRICO DA BANDA FILARMÔNICA ELINO JULIÃO


A banda Filarmônica “Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas foi fundada em 03 de Março de 2010. Com a finalidade de qualificar os jovens dentro de suas próprias vocações, sentiu-se a necessidade de buscar uma parceria da prefeitura municipal de Timbaúba dos Batista com o governo do Estado do Rio Grande do Norte através do programa desenvolvimento solidário que indicou o senhor Humberto Carlos Dantas, carinhosamente conhecido como “Bembem” para viabilizar todas as providências necessárias, em seguida, depois de vencer todo o processo burocrático desde legalização da Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas (ACUST) que teve como sua primeira presidente Maria Aparecida do Nascimento, veio à elaboração do projeto e liberação dos recursos, para aquisição dos instrumentos musicais.

Depois de todo esse processo iniciou as aulas práticas e teóricas formando a banda propriamente dita.

Surgiu a ideia de dar nome à banda e foi colocado em votação que por unanimidade escolheram o nome do nosso conterrâneo e forrozeiro o artista popular “ELINO JULIÃO DA SILVA” que é motivo de orgulho para todos os seus conterrâneos pelo legado da sua história.

O maestro Mizael Cabral tem o cuidado em conjunto com a associação (ACUST) em parceria da prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas na ampliação de seus componentes e na modernização de seus instrumentos, de uma vez que, recentemente foi elaborado um projeto tendo sido aprovado no valor de 25 mil reais pelo ministério da Cultura para aquisição de novos instrumentos para a estruturação da banda.

Atende hoje cerca de 90 crianças na faixa etária de 8 a 21 anos, sendo 50 participantes da banda filarmônica e 40 nas turmas de teoria e flauta doce.

A banda tem representado a cultura Timbaubense em várias cidades seridoenses, aonde vem recebendo total apoio da prefeitura municipal através do prefeito Ivanildo Filho para as devidas apresentações.

A filarmônica nesse pequeno período de existência tem se destacado devido à dedicação e trabalho da sua ex-coordenadora Maria Aparecida do Nascimento, do coordenador atual Aloísio Vale de Araújo e do seu maestro Mizael Cabral que com sua visão inovadora, consideram a música como importante meio de inclusão social para transformação de uma sociedade mais digna e igualitária.

O MAESTRO

MIZAEL CABRAL


De família de músicos, Marcio Mizael da Silva é natural de Cruzeta RN. Iniciou seus estudos musicais aos 16 anos em 2003 com o Maestro Humberto Carlos Dantas, ( Bembem Dantas ), ingressando na banda Filarmônica de Cruzeta-RN como trompetista. Em 2004 fundou o Trio Cafuçú de trompetes, marcando o começo de sua carreira de compositor e arranjador. participou como aluno em diversos seminários de música promovido pela Fundação José Augusto (FJA) e AMUSIC em Cruzeta e em outra cidades do no interior do Estado, sendo monitor do I Seminário de Música de Natal-RN do professor, compositor e maestro Normando Carneiro no curso de Arranjo Orquestração.
Em 2006, ingressou no curso Técnico de trompete (EMUFRN) sobre a orientação do professor Ranilson Bezerra, concluindo em 2009.ainda em 2009 entrou no curso de graduação em trompete da EMUFRN, sobre orientação do professor Ranilson Bezerra e Antonio Carlos. Participou de vários grupos musicais entre eles: Big Band Jerimum Jazz (EMUFRN). Big Band jovem (EMUFRN). Orquestra Sinfônica (EMUFRN). Grupo de
Choro Nosso Choro (EMUFRN). Grupo de choro Quase as Seis (EMUFRN), Grupo de pífano (AMUSIC),grupo de choro Bem Brasileiro (AMUSIC).
Trio Cafuçú(AMUSIC). Grupo de choro Chorinho das Cinco (AJAC). Grupo de Trompetes (EMUFRN). Grupo de metais (EMUFRN). Grupo de Metais (AMUSIC). Em 2008 assumiu temporariamente a direção da Filarmônica de São Tomé-RN (AJAC). Fundou e dirige Grupo folclórico “Pé de Côco” de pífano e percussão - (AMUSIC), é integrante e diretor técnico do sexteto de metaisQuimporó(AMUSIC) professor e chefe do naipe e primeiro trompete daFilarmônica de Cruzeta(AMUSIC). Em 2010 fundou e dirige a Filarmônica “Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas RN (ACUST).
Percussionista nato, Mizael Cabral, como é conhecido no meio musical e artístico do RN, tem se destacado como compositor e arranjador para diversas formações musicais, em especial para Bandas de Música, tendo composto ou arranjado até o momento mais de 100 peças entre elas compôs peça para o CD do professor de trombone da UFRN Gilvando (azeitona) do professor Klenio Barros, e para banda Filarmônica SÃO TOMÉ-RN.
Mizael também é coordenador técnico da Associação Musical e Cultural do RN (AMUSIC) Cruzeta RN.

INSCRIÇÕES PARA TURMA DE TEORIA 2013

Inscrições abertas para turma de teoria musical da banda " Filarmônica Elino Julião" 2013 click no link e faça já a sua. https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGRuWnNnSEtidlpWR0xGaDdMRmFBR3c6MQ atenção. inscrição valida apenas para residentes em Timbaúba dos Batistas-RN Inscrições para turma de teoria musical 2013 da filarmônica "Elino julião" docs.google.com