terça-feira, 27 de novembro de 2012

II Encontro de Bandas Filarmônicas de Florânia-RN


Foi realizado ontem dia 26/11/2012 na cidade Florânia-rn o II encontro de bandas filarmônicas que contou com a participação das Seguintes bandas: filarmônica de Triunfo Potiguar, São Vicente, banda da PM do Rio Grande do Norte, filarmônica de juventude de florânia e da filarmônica de Timbaúba dos Batistas.  A Filarmônica “Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas sobre a regência do maestro “Mizael Cabral e “através da ACUST (Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas) que tem como presidente o Sr. “Aloísio Valle” parabeniza a toda população floraniense pelo presença  que foi fantástica e agradece a todos em especial ao maestro (dãozinho) pelo convite e  carinho.


















quarta-feira, 21 de novembro de 2012

DIA 26 DE NOVEMBRO ENCONTRO DE BANDA DE FLORÃNIA


''VEM AI DIA 26 DE NOVEMBRO O II ENCONTRO DE FILARMÔNICAS DE FLORÂNIA, O MAIOR EVENTO CULTURAL DO SERIDÓ. VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO ESPECIAL PARA PRESENCIAR UM MOMENTO VERDADEIRAMENTE MUSICAL ...AGUARDEM...REALIZAÇÃO FILARMÔNICA DA JUVENTUDE DE FLORÂNIA.''

ESTARÃO SE APRESENTANDO AS FILARMÔNICAS DAS CIDADES DE SÃO VICENTE, CARNAÚBA DOS DANTAS, TIMBAÚBA DOS BATISTAS, TRIUNFO POTIGUAR, ASSU/RN , BANDA DA PM RN E A FILARMÔNICA DA JUVENTUDE DE FLORÂNIA..SINTAM-SE TODOS CONVIDADOS PARA PRESTIGIAREM O NOSSO EVENTO

terça-feira, 20 de novembro de 2012

UNESCO e TV Globo realizam seminário em Natal/RN



Líderes e gestores de organizações da sociedade civil (OSCs) de 114 cidades brasileiras poderão aprofundar seu conhecimento sobre gestão e preparar-se para atingir um novo patamar de desenvolvimento. Este é o objetivo do seminário que será realizado de 26 a 30 de novembro de 2012, no Hotel Pirâmide, em Natal/RN. A iniciativa é parte do projeto “Empoderando pessoas e criando capacidades nas organizações da sociedade civil”, uma iniciativa da UNESCO e da TV Globo, com financiamento da Petrobras, no âmbito do programa Criança Esperança.

O seminário que ocorrerá até maio de 2013 em 11 cidades brasileiras vai abordar diversos temas, tais como desenvolvimento organizacional, processos de mudança, aprendizagem, sustentabilidade, diagnóstico institucional, planejamento estratégico e elaboração de projetos. O responsável pela capacitação é o Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social, com sede em São Paulo (SP).

O NDS e a Casa Durval Paiva estão entre as organizações participantes. O primeiro seminário de capacitação acontecerá de 24 a 28 de setembro, em Brasília (DF).

Nesta primeira edição do projeto, o público-alvo é, prioritariamente, as 160 organizações atendidas pelo programa Criança Esperança, 40 ONGs que não foram selecionadas para receber apoio financeiro do programa, e outras 40 que são apoiadas pelo programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. dentre as 40 ONGs está a Associação de Jovens, Ação e Cidadania de São Tomé/RN.

Outras informações
UNESCO: A Representação da UNESCO no Brasil busca auxiliar a formulação e operacionalização de políticas públicas de desenvolvimento humano. Desde 2004 é responsável pela seleção e pelo acompanhamento técnico e financeiro dos projetos apoiados pelo Criança Esperança.
http://www.unesco.org/brasilia

Criança Esperança: iniciado em 1986 como uma campanha da Rede Globo de Televisão, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como modelo internacional de estímulo ao debate de políticas públicas e transformação de vidas. O programa já beneficiou mais de quatro milhões de crianças, adolescentes e jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social por meio do apoio a cerca de 5.000 projetos.http://redeglobo.globo.com/criancaesperanca

Instituto Fonte: é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, composta por profissionais que trabalham pelo desenvolvimento social e humano, que busca potencializar a atuação de iniciativas sociais em prol do desenvolvimento, por meio da consultoria, de publicações e pesquisas e da formação de gestores e profissionais de desenvolvimento.
www.fonte.org.br

Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania: É o programa corporativo que define os princípios e diretrizes de patrocínio social da Petrobras. Foi implantado em 2007, com foco em projetos voltados para Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho, Educação para a Qualificação Profissional e Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. A Petrobras lançou, em 18/09/2012, a Seleção Pública do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania (PPD&C). A companhia destinará, nos próximos dois anos, R$ 145 milhões para projetos sociais em todo o país. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro pelo site. www.petrobras.com.br/pt/meio-ambiente-e-sociedade/selecoes-publicas

Teia RS 2012


Teia RS 2012

Será realizada de 16 a 18 de novembro, em São Leopoldo, a I Teia Estadual dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul, denominada Teia RS – Pontos de Cultura e a Diversidade Cultural 2012. O encontro acontecerá no Centro Cultural José Pedro Boéssio e reunirá representantes dos pontos, das instituições governamentais e artistas.
Além de consolidar e fortalecer a rede estadual de Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul e promover o diálogo com o poder público municipal e estadual, o evento tem como objetivo discutir políticas públicas para a diversidade cultural, sustentabilidade, valorizar as comunidades tradicionais de terreiro, indígenas e a rede de culturas populares.
Estarão presentes à Teia, representantes da Secretaria Geral da Presidência da República, do ministério das Relações Exteriores, a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, a diretora da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Ione Carvalho, a representante do MinC na Região Sul, Margarete Moraes e representantes das secretarias de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e do município de São Leopoldo.
A TEIA RS é uma realização do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Fundação Universidade do Rio Grande do Sul – FURG, organizada pela Comissão Estadual dos Pontos de Cultura e do Pontão de Cultura de São Leopoldo/RS. O evento tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e da secretaria Municipal de Cultura de São Leopoldo.
Programação
A abertura oficial da Teia será no dia 16 de novembro, às 18h, no Teatro Municipal do Centro Cultural José Pedro Boéssio, Rua Osvaldo Aranha, 934, em São Leopoldo. Na sexta-feira, (16/11), das 14h às 16h, serão realizadas oficinas dos pontos de cultura abertas à comunidade. Às 16h30, haverá concentração do cortejo Cultura Viva com saída da Praça do Imigrante e chegada na Praça da Biblioteca Pública.
No sábado, 17 de novembro, às 9h, acontecerá o Fórum dos Pontos de Cultura com debate sobre as realizações e perspectivas do programa Cultura Viva e a formação grupos de trabalho sobre os temas: I Oficina dos Povos Tradicionais de Terreiro, o Encontro da Rede de Culturas Populares e Encontro da Rede Indígena.
Às 18h, haverá debate com representantes da Secretaria Geral da Presidência da República e do Ministério das Relações Exteriores sobre o processo de regulamentação dos mecanismos de consulta prévia da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho no Brasil que tem como objetivo estabelecer o diálogo permanente e qualificado com membros da sociedade civil, povos indígenas e tribais.
Além das oficinas de mostras culturais haverá também uma intensa programação cultural no palco principal da Praça da Biblioteca Pública. No domingo, 18 de novembro, haverá a eleição da Comissão dos Pontos de Cultura do RS e da Comissão Nacional. No encerramento da TEIA RS, muitas apresentações culturais.
(Redação: Martha Pozueco, Comunicação/RRRS)

domingo, 18 de novembro de 2012

CURSO DE REGÊNCIA EM CRUZETA


Olá a todos os alunos que participaram do PRONATEC no Curso Regência de Bandas. Venho por intermédio deste convidar a todos para a I Mostra de Regência de Cruzeta, a ser realizado nos dias 15 e 16 de Dezembro. Curso com a inscrição e o material didático (apostilas a serem utilizadas no curso) gratuitos. Focaremos assuntos relacionados à abordagem técnica e pedagógica do Regente de Banda, orquestração, ampliação de repertório, estética/interpretação e didática de ensaio; inseridos na importância que a interdisciplinaridade destes conteúdos traz, na formação e desenvolvimento técnico e teórico do Regente enquanto formador de novos músicos. Ao termino do curso teremos o recital da classe de Regência comemorando o centenário de Luiz Gonzaga, e a entrega dos certificados. Sintam-se desde já todos convidados e, convidem seus colegas regentes.
Será muito bom revê-los e compartilhar os novos pensamentos técnicos e teóricos adquiridos no início do meu mestrado em Regência na Europa. (Universidade de Aveiro)
 
Abraço,
Erickinson Bezerra 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

''VEM AI DIA 26 DE NOVEMBRO

''VEM AI DIA 26 DE NOVEMBRO O II ENCONTRO DE FILARMÔNICAS DE FLORÂNIA, O MAIOR EVENTO CULTURAL DO SERIDÓ. VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO ESPECIAL PARA PRESENCIAR UM MOMENTO VERDADEIRAMENTE MUSICAL 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Prefeitura de Caraúbas entregará a Banda de Música Joaquim Amâncio uma NOVA SEDE e NOVOS INSTRUMENTOS.


Prefeitura de Caraúbas entregará a Banda de Música Joaquim Amâncio uma NOVA SEDE e NOVOS INSTRUMENTOS.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjP5J97LVDQ5VLAjaKK8JL9i5Fer7_WxRfyx38h8gX27tcIge9vi3xEdiGNl7cpsAAUTRjkdDXKPHes1rUsAZGBjlbSJpKRAZtPHqNAy30abdAJAZo_CEcW4v8FqQJ0AZepG_6Vn7MD3rhJ/s400/DSCF3498.JPG
Obras em andamento em Caraúbas/RN

CARAÚBAS/RN - COMITIVA DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL VISITA OBRAS E ANUNCIA  CRONOGRAMA DE INAUGURAÇÕES


Um comitiva da administração municipal acompanhou o Prefeito Alcivan Viana (PMDB) em uma série de visitas realizadas no dia de ontem (08) nas obras que estão em andamento em Caraúbas/RN.

Além de vistoriar os trabalhos, a equipe aproveitou o ensejo para anunciar um cronograma de inaugurações que será desenvolvido nos próximos dias. De acordo com o relato de Alcivan, apesar da crise financeira vivenciada pelo município, o objetivo é entregar as obras e dar um verdadeiro presente à população.

Veja quais obras e ações que estão em andamento:

#Nova sede para a Banda de Música Maestro "Joaquim Amâncio" (próximo ao prédio da antiga Vice-Prefeitura);
#Casa da Cidadania (antiga sede da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos);
#Centro de Múltiplo Uso (Sede do Palácio Jonas Gurgel);
#Escolas em localidades rurais;
#Unidades Básicas de Saúde na zona rural;
#Estádio Municipal de Futebol;
#Entre outras.

Confira o cronograma do Mutirão - Presente Cidadão (Entrega de benefícios aos caraubenses):
Dia 21/11
#16h30min- Carreata de automóveis ônibus novos, dois automóveis, tipo FIAT-UNO, que foram adquiridos recentemente para a Secretaria Municipal de Saúde e demais veículos da frota da Prefeitura, sairão da frente do Posto JP e ficarão na Praça Reinaldo Pimenta;
#Serão entregues frente à Casa da Criança Raimundo Gurgel do Amaral, oportunidade serão entregues os seguintes benefícios e obras pelo Prefeito Alcivan Viana;
#17h00min- Reinauguração da Biblioteca Pública do Município Reforma e Melhorias na Casa da Criança Raimundo Gurgel do Amaral, Abertura da nova sede da Banda de Música Maestro “Joaquim Amâncio”, com entrega dos novos instrumentos que a Prefeitura adquiriu para a referida banda, dentre outras ações da Administração Nossa Força é Nosso Povo-Governo Cidadão.
#19h00min- Neste mesmo dia 21, será a vez da inauguração da ampliação e reconstrução da Escola Municipal Gregório Batista de Morais na Comunidade de Apanha-Peixe, obra construída com recursos próprios.

Por MAYKON OLIVEIRA
FONTE: http://www.caraubashotnews.com.br

NOTA DO BLOG: Parabéns ao poder Público Municipal de Caraúbas pela grande inciativa em proporcionar mais conforto e comodidade aos músicos de Caraúbas em especial aos Músicos da Centenária Banda Joaquim Amâncio, referência em Bandas de Música em nossa região. Vale salientar que o Plano de Governo da atual Prefeita/Reeleita Evilásia Gildênia, consta também a construção da sede da Banda de Música Luiz de França, assim como em Caraúbas desejamos ao poder público municipal de Patu a mesma sorte e empenho para que futuramente estejamos aqui neste mesmo veículo de comunicação trazendo também essa bela notícias em prol de nossa Banda de Música.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

''VEM AI DIA 26 DE NOVEMBRO O II ENCONTRO DE FILARMÔNICAS DE FLORÂNIA

VEM AÍ DIA 26 DE NOVEMBRO ,, II ENCONTRO DE BANDAS FILARMÔNICA DE FLORÂNIA. SERÁ UM MOMENTO DE MUITA CULTURA E MUITA MUSICA.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

BANDA

BANDA DE MUSICA- " Alma da Comunidade" 
O papel das Bandas de música é muito além daquilo que se mostra na ruas.
 (BANDA DE MÚSICA A ALMA DA COMUNIDADE " Nylton Batista").





APRENDI COM A MÚSICA





Quando comecei estudar música aprendi que ela nos ajuda a crescer naturalmente e se um dia você não for seguir música não importa, pode ter certeza que através da música você vai descobrir o universo da sociedade e da vida, tendo nas mãos as cartas certas para crescer.

Mizael Cabral

Orquestra Sinfonica


OS GONZAGA QUE NÃO ESTÃO NA LISTA DE CONVIDADOS



Sobrinhos do Rei do Baião vivem em casas presenteadas por ele.

Por José Teles





Em meio a toda badalação em torno do centenário de Luiz Gonzaga, foi relegado a um injusto descaso um capítulo dos mais importantes da saga iniciada em 1908, quando os irmãos Januário e Pedro Anselmo, vindos do Sertão do Pajeú, chegaram ao Araripe. 

Os dois conheceram as irmãs Ana e Maria, conhecidas como Santana e Baia. Em 1909, Januário casou com Santana, Pedro com Baia. Em 13 de dezembro de 1912 nasceu Luiz Gonzaga que anos mais tarde levaria os pais e os irmãos para o Rio de Janeiro.

O capítulo de que poucos lembram são os netos e bisnetos de Januário e Santana, que moram em Santa Cruz da Serra, em Caxias, Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Formam um clã com cerca de 80 pessoas, todos vizinhos. São 15 casas construídas em um terreno comprado por Luiz Gonzaga ao compositor Ataulfo Alves há 56 anos. Todos são nascidos no Estado fluminense.



As filhas e filhos dos irmãos e irmãs de Luiz Gonzaga já passaram dos 50 dos anos, alguns estão chegando aos 60. Seus descendentes também já são adultos. E mantém viva a memória dos antepassados. Ninguém conhece mais a história da família do que eles: “Tio Gonzaga vinha sempre nos visitar. Porque as irmãs moravam todas aqui. Queria visitar uma, visitava todas”, diz Ana Lídia, 58 anos, viúva, filha de Muniz (Raimunda), falecida no ano passado, ressaltando que Gonzagão tinha uma preocupação de pai com as irmãs e sobrinhas: “Ele chegava e ficava reclamando do cabelo de uma, da roupa da outra. Sempre esteve presente”, continua Ana Lídia, que recebeu a reportagem do Jornal do Commercio na casa, simples, mas espaçosa confortável, que Gonzagão deu de presente à sua mãe. No quintal, com ela estão irmãos primos, filhos e sobrinhos.

O clã Gonzaga assemelha-se a uma tribo de índios longe do seu lugar de origem. Apega-se ao idioma e à tradição para não perder a identidade. A tradição dos Gonzaga está presente por toda parte da casa: dos panelões onde mãe Santana (como a avó é chamada) preparava os almoços dominicais do clã a uma placa Rua Zé Gonzaga, na parece do alpendre da casa, lembrança do tio, falecido em 2002, que foi também cantor famoso. No entanto produtores culturais, autoridades competentes, nunca se lembram deste lado A que virou lado B quando homenageiam o Rei do Baião. 

Ninguém do clã foi, por exemplo, convidado nem sequer para assistir ao desfile das escolas de samba no Carnaval deste ano. Viram pela TV a Unidos da Tijuca vencedora do carnaval 2012, tendo como tema o tio Gonzagão: “Para mim aquilo não foi homenagem a tio Gonzaga, foi mais ao Nordeste, a Vitalino”, comenta Ana Lídia. Assim como não foram lembrados no Carnaval, tampouco o foram pela produção do filme Luiz Gonzaga de pai para filho, de Breno Silveira, que teve avant-première no Festival do Rio, no Cine Odeon, e teve estreia nacional no último dia 26 de outubro. 

É como se existissem duas famílias Gonzaga. A da Baixada Fluminense, e a da Zona Sul Carioca, formada pelos filhos de Gonzaguinha: “Não tenho contato com Daniel, nem com as irmãs dele. O próprio Gonzaguinha vinha pouco aqui. Aparecia mais quando Gonzaga estava. Agora este filme ninguém da família viu. Eu nem sabia da estreia, não fomos convidados. Eu gosto de ir a eventos que tenham a ver com tio Gonzaga, mas só quando sou chamada. Este ano fui muito nas escolas (ela já foi professora), fizeram muita homenagem a tio Gonzaga”. 

A opinião de Ana Lídia sobre o filme é mais ou menos um não vi e não gostei: “Pelo pouco que assisti na TV, pelo que contou Joquinha, meu irmão, que viu no Recife, me parece meio fantasioso. Tem coisas que não aconteceram. Eles não vieram aqui, portanto perderam de saber a verdadeira história”, arremata.

JARDIM BOTÂNICO DO RIO ABRE EXPOSIÇÃO DE ACERVO DE TOM JOBIM


Desde o último 30 de outubro, parte do acervo pessoal e da obra do compositor e maestro Antonio Carlos Jobim (1927-1994) vai ganhar exposição permanente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Com curadoria de Paulo Jobim e Elianne Jobim, filho e nora do compositor, a exposição Tom Jobim- Música e Natureza vai tornar acessível ao público registros inéditos da trajetória de um dos visitantes mais ilustres do Jardim Botânico. Em seus passeios matinais, Tom conversava com os pássaros e costumava compor entre as árvores do parque que abriga mais de 6 mil espécies da flora brasileira e estrangeira.

A exposição vai ocupar 190 metros quadrados do Instituto Antonio Carlos Jobim, criado em 2001 e sediado no parque. O instituto tem como objetivo preservar e disponibilizar para o público, em especial para estudantes e pesquisadores, a obra musical e poética de Tom Jobim. Desde 2007, passou a abrigar também acervos de outros compositores, como Dorival Caymmi, Chico Buarque e Gilberto Gil, e também do arquiteto Lucio Costa. Em fase de catalogação, serão incorporados em breve ao instituto os acervos dos compositores Milton Nascimento e Paulo Moura.

O piano de armário da marca Weimar, no qual Tom criou suas composições quando vivia na Rua Nascimento Silva, 107, no bairro de Ipanema, será exposto ao público pela primeira vez, juntamente com móveis do estúdio do músico, objetos pessoais – como o famoso chapéu - , manuscritos, partituras, troféus e fotografias.

De acordo com Paulo Jobim, a exposição permite às novas gerações conhecer mais profundamente a vida e a obra de Tom. “Eles poderão entrar no mundo especial de um artista que lhes instigará a reflexão, não somente sobre sua obra musical, mas também sobre a natureza e a busca de uma vida com mais harmonia”, ressalta.

Juntamente com a mostra permanente, o Instituto Antonio Carlos Jobim inaugura na terça-feira o projeto educativo O observador da natureza. Trata-se de uma visita guiada para grupos escolares que vai promover atividades de música e observação da fauna e da flora no espaço externo do Jardim Botânico. Crianças e jovens vão percorrer as vielas por onde o maestro caminhava e costumava identificar as espécies de pássaros pelo seu canto.

Com entrada franca, a exposição poderá ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. O endereço do parque é Rua Jardim Botânico, 1008, no bairro do mesmo nome, zona sul do Rio.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CURSO TÉCNICO DE MÚSICA 2013

CURSO TÉCNICO 2013

Curso Técnico 2013.1 – Matrículas

Divulgado período de matrícula para o curso técnico 2013.1
De 15 a 18  de janeiro de 2013.
Local:
Coordenação do Curso Técnico – Escola de Música
Av. Passeio dos Girassóis, S/Nº – Campus Universitário – UFRN
Telefone: (84) 3215-3636
Horário:
8:00h às 12:00h
14:00h às 18:00h
Documentação requerida:
CPF, RG, Comprovante de Residência (Com CEP),
Comprovante de Escolaridade:
 Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração que está cursando.

O PROJETO

Sabendo da realidade social do Brasil hoje, e da política de alienação do mercado fonográfico assim como a mídia em geral que atinge cada vez mais principalmente as crianças e os jovens do nosso país, a Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas vem desenvolvendo um trabalho de conscientização através da música, onde propõe atrair á essa juventude, para que elas mesmas sejam as propagadoras das riquezas culturais do seu povo, fazendo assim com que suas representações obtenham oportunidades, meios e ferramentas para conter a própria realidade em que vivem, porque eles são presas fáceis para o mundo das drogas, bebidas alcoólicas e prostituição.

Um dos problemas que são enfrentados em trabalhos sociais como esse, no interior, é a falta de oportunidade, a realidade das cidades interioranas são desfavoráveis e até mesmo escassas quando se fala de oportunidade.

A preocupação na falta de oportunidade para os adolescentes principalmente, é que: eles estão prontos para transformar qualquer desejo em ação, e vendo por esse lado, a falta de oportunidade gera necessidade.

Se refletirmos sobre esta realidade, os jovens são obrigados muitas vezes ainda em idade escolar, a abandonar a escola para trabalhar e ajudar nas despesas familiares ou até mesmo para se dedicar precocemente a uma nova vida que ainda não cabe a eles.

A necessidade pela falta de oportunidade tem correlações com os problemas sociais, e se adolescência significa crescer, desenvolver, basta criar opções para que essas pessoas tenham uma oportunidade na vida para desenvolverem seus talentos, e assim no futuro ter uma chance de viver dignamente.

No Brasil, as políticas públicas para a juventude têm aumentado consideravelmente. Mas, ainda é muito pouco para um país tão rico culturalmente, onde pode utilizar sua forte influência para o desenvolvimento sociocultural.

E um grande exemplo dessa realidade, é as bandas de música, que só no Rio Grande do Norte envolve mais de 10.000 (DEZ MIL) Pessoas, entre jovens, crianças e adolescentes que procuram através da música um futuro melhor e encontram ainda mais, uma forma de divulgar, crescer, valorizar a cultura do seu povo.

Na oportunidade, á (ACUST) propõe dar seguimento ao trabalho que vem desenvolvendo na comunidade desde 2010, dando mais apoio e chance para mais uma criança descobrir seu valor, não só musicalmente, mas mostrando para comunidade e para ela mesma, que ela é capais de ser uma grande cidadã, e ainda podendo contribuir para o desenvolvimento do seu município, do seu país e do mundo.

A Cidade

A Cidade

Timbaúba dos Batistas é uma cidade da região de seridó no Rio Grande do Norte. Distante 282 km da capital, Natal, a cidade possui uma área urbana de 75 km² e uma densidade demográfica de 17,5 hab/km². Timbaúba é uma cidade pequena com 2 380 habitantes.

O nome da cidade vem de uma árvore chamada pelos índios de “timbóiba” que significa árvore de espuma. Os índios a chamam assim pois seu fruto produz uma espécie de espuma que é utilizada como sabão. Além disso, o nome do município também está associado ao nome de uma das primeiras famílias a chegar à região, os Batistas.

Nos idos do século XVIII as terras férteis de Timbaúba já eram habitadas e o Tenente-Coronel Manoel de Souza Forte era o proprietário do Termo da Vila do Príncipe, área onde está localizado o município de Timbaúba dos Batistas. A região começou a se desenvolver em meados do século XIX, quando o Major José Batista dos Santos fundou nas terras frescas do vale a fazenda Timbaúba. Ali teve início a grande atividade de plantio de canaviais, ensejando uma produção de aguardente e rapadura.

O povoado de Timbaúba, no ano de 1942, já era visto por Anfilóquio Câmara como um dos mais ricos do Seridó por manter uma agricultura sempre forte, destacando-se no cultivo de cana-de-açúcar.

No dia 10 de maio de 1962, por força da Lei no 2.774, o povoado desmembrou-se de Caicó tornando-se município com o nome de Timbaúba dos Batistas, numa homenagem a família de pioneiros responsáveis pelo engrandecimento do município. Em 1° de janeiro de 1964, foi instalada a sede municipal, tomando posse como prefeito o Sr. Hisbelo Batista de Araújo.

TIMBAúBA DOS BATISTAS-RN

TIMBAúBA DOS BATISTAS-RN
visão aerea

HISTÓRICO DA BANDA FILARMÔNICA ELINO JULIÃO


A banda Filarmônica “Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas foi fundada em 03 de Março de 2010. Com a finalidade de qualificar os jovens dentro de suas próprias vocações, sentiu-se a necessidade de buscar uma parceria da prefeitura municipal de Timbaúba dos Batista com o governo do Estado do Rio Grande do Norte através do programa desenvolvimento solidário que indicou o senhor Humberto Carlos Dantas, carinhosamente conhecido como “Bembem” para viabilizar todas as providências necessárias, em seguida, depois de vencer todo o processo burocrático desde legalização da Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas (ACUST) que teve como sua primeira presidente Maria Aparecida do Nascimento, veio à elaboração do projeto e liberação dos recursos, para aquisição dos instrumentos musicais.

Depois de todo esse processo iniciou as aulas práticas e teóricas formando a banda propriamente dita.

Surgiu a ideia de dar nome à banda e foi colocado em votação que por unanimidade escolheram o nome do nosso conterrâneo e forrozeiro o artista popular “ELINO JULIÃO DA SILVA” que é motivo de orgulho para todos os seus conterrâneos pelo legado da sua história.

O maestro Mizael Cabral tem o cuidado em conjunto com a associação (ACUST) em parceria da prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas na ampliação de seus componentes e na modernização de seus instrumentos, de uma vez que, recentemente foi elaborado um projeto tendo sido aprovado no valor de 25 mil reais pelo ministério da Cultura para aquisição de novos instrumentos para a estruturação da banda.

Atende hoje cerca de 90 crianças na faixa etária de 8 a 21 anos, sendo 50 participantes da banda filarmônica e 40 nas turmas de teoria e flauta doce.

A banda tem representado a cultura Timbaubense em várias cidades seridoenses, aonde vem recebendo total apoio da prefeitura municipal através do prefeito Ivanildo Filho para as devidas apresentações.

A filarmônica nesse pequeno período de existência tem se destacado devido à dedicação e trabalho da sua ex-coordenadora Maria Aparecida do Nascimento, do coordenador atual Aloísio Vale de Araújo e do seu maestro Mizael Cabral que com sua visão inovadora, consideram a música como importante meio de inclusão social para transformação de uma sociedade mais digna e igualitária.

O MAESTRO

MIZAEL CABRAL


De família de músicos, Marcio Mizael da Silva é natural de Cruzeta RN. Iniciou seus estudos musicais aos 16 anos em 2003 com o Maestro Humberto Carlos Dantas, ( Bembem Dantas ), ingressando na banda Filarmônica de Cruzeta-RN como trompetista. Em 2004 fundou o Trio Cafuçú de trompetes, marcando o começo de sua carreira de compositor e arranjador. participou como aluno em diversos seminários de música promovido pela Fundação José Augusto (FJA) e AMUSIC em Cruzeta e em outra cidades do no interior do Estado, sendo monitor do I Seminário de Música de Natal-RN do professor, compositor e maestro Normando Carneiro no curso de Arranjo Orquestração.
Em 2006, ingressou no curso Técnico de trompete (EMUFRN) sobre a orientação do professor Ranilson Bezerra, concluindo em 2009.ainda em 2009 entrou no curso de graduação em trompete da EMUFRN, sobre orientação do professor Ranilson Bezerra e Antonio Carlos. Participou de vários grupos musicais entre eles: Big Band Jerimum Jazz (EMUFRN). Big Band jovem (EMUFRN). Orquestra Sinfônica (EMUFRN). Grupo de
Choro Nosso Choro (EMUFRN). Grupo de choro Quase as Seis (EMUFRN), Grupo de pífano (AMUSIC),grupo de choro Bem Brasileiro (AMUSIC).
Trio Cafuçú(AMUSIC). Grupo de choro Chorinho das Cinco (AJAC). Grupo de Trompetes (EMUFRN). Grupo de metais (EMUFRN). Grupo de Metais (AMUSIC). Em 2008 assumiu temporariamente a direção da Filarmônica de São Tomé-RN (AJAC). Fundou e dirige Grupo folclórico “Pé de Côco” de pífano e percussão - (AMUSIC), é integrante e diretor técnico do sexteto de metaisQuimporó(AMUSIC) professor e chefe do naipe e primeiro trompete daFilarmônica de Cruzeta(AMUSIC). Em 2010 fundou e dirige a Filarmônica “Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas RN (ACUST).
Percussionista nato, Mizael Cabral, como é conhecido no meio musical e artístico do RN, tem se destacado como compositor e arranjador para diversas formações musicais, em especial para Bandas de Música, tendo composto ou arranjado até o momento mais de 100 peças entre elas compôs peça para o CD do professor de trombone da UFRN Gilvando (azeitona) do professor Klenio Barros, e para banda Filarmônica SÃO TOMÉ-RN.
Mizael também é coordenador técnico da Associação Musical e Cultural do RN (AMUSIC) Cruzeta RN.

INSCRIÇÕES PARA TURMA DE TEORIA 2013

Inscrições abertas para turma de teoria musical da banda " Filarmônica Elino Julião" 2013 click no link e faça já a sua. https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGRuWnNnSEtidlpWR0xGaDdMRmFBR3c6MQ atenção. inscrição valida apenas para residentes em Timbaúba dos Batistas-RN Inscrições para turma de teoria musical 2013 da filarmônica "Elino julião" docs.google.com