Você
tem consciência das suas atitudes? Sempre que fizermos algo devemos ter
certeza das conseqüências que podem trazer para nossa vida. Coisas más
ou boas, tudo vai depender da intenção, porque não podemos cair dentro
de um buraco pelo simples fato de cair sem nenhum motivo lógico para tal
loucura. Ao ouvir uma música devemos tomar o cuidado de sempre saber o
que estamos ouvindo como sua origem, compositor, melodia, e o mais
importante, a letra. Após fazermos uma analise, poderemos avaliar a
qualidade da musica que estamos ouvindo. Fazendo isso, poderemos
contribuir para melhorar, cada vez mais, a qualidade da indústria
fonográfica do Brasil bem como com a formação da identidade musical do
nosso povo.
Sabemos
que vivemos em um país onde tudo vira moda. A quem devemos isso?
Devemos à mídia que usa os meios de comunicação para manipular todas as
tendências do mercado consumidor. A música, tratada como um produto, não
é diferente, pois é conduzida conforme as Tvs e Rádios querem, e muitas
vezes não são analisadas quanto ao seu conteúdo. Faz-se necessário
observar essas características para que o papel social que compete a
musica não se perda. Podemos analisar vários exemplos, mas no momento,
usaremos o Funk como base de nossa reflexão.
O
Funk, também conhecido como soul funk ou funk de raíz, é um estilo bem
característico da música negra norte-americana, desenvolvido a partir de
meados dos anos 60 por artistas como James Brown e por seus músicos,
especialmente Marceo Parker e Melvin Parker, a partir de uma mistura de
soul music, soul jazz, rock psicodélico e R&B.
Os
músicos primeiramente chamavam de funk a música com um ritmo mais suave,
pois a essência da expressão musical tem suas raízes no espiritual, nas
canções de trabalho, nos gritos de louvor, no gospel e no blues.
Caracteristicas que podem ser observadas na música contemporânea, da
qual o gospel, o blues e suas variantes tendem a fundir-se. Esta forma
estabeleceu o padrão para músicos posteriores que desenvolveram músicas
com um ritmo mais lento, sexy, solto, orientado para frases musicais
repetidas, que podem ser chamado de riffs, e principalmente dançante. O
estilo reconhecido por seu ritmo sincopado, acobou influenciando, nos
anos 70, os músicos de jazz como Miles Davis, Herbie Hancock, George
Duke, Eddie Harris, entre outros. Nos anos 80 o funk tradicional perdeu
um pouco da popularidade nos EUA, à medida em que as bandas se tornavam
mais comerciais aderindo aos batidos eletrônicos. Seus derivados como o
rap e o hip hop começaram a se espalhar com bandas como Sugarhill Gang e
Soulsonic Forceem em parceria com Afrika Bambaataa. A partir do final
dos anos 80, com a disseminação dos samplers, partes de antigos sucessos
do funk, principalmente dos vocais de James Brown, começaram a ser
copiados para outras músicas pelo novo fenômeno das pistas de dança, a
house music. Nesta época surgiram também algumas derivações do funk como
o Miami Bass, DEF, e a ramificação latina da Freestyle Music conhecida
no Brasil como Funk Melody. Tais ritmos se tornaram combustível para os
movimentos Break e Hip Hop. Também no mesmo ano surge o chamado
Funk-Metal, conhecido como funk rock, uma fusão entre guitarras
distorcidas de heavy-metal ou rock e a batida do funk, em grupos como
Red Hot Chili Peppers e Faith No More.
Podemos
perceber que todas as variantes ao mundo comercial, levaram a
verdadeira essência do Funk a perder seu espaço e ter características
diferentes para se adequar ao mundo comercial. Hoje no Brasil temos o
Funk Carioca, emergido de umas das ramificações do funk norte-americano,
que abusa de suas características como a sexualidade, a qual é tratada
de forma explícita e vulgar nas rádios e TVs. Essa musica invade nossas
casas sem percebermos, e acabamos entregando nossos valores no momento
em que passamos a ser consumidores desse produto.
Fonte Bibliográfica:
http://funk-brasil.blogspot.com/
Música - Artes - Brasil Escola
O Funk
foi apenas um, de vários estilos musicais que poderíamos citar neste
texto, mas através desta iniciativa, poderemos refletir melhor sobre o
conteúdo da música brasileira e nos permitir novas experiências em
analisar aquilo que nos é proposto pelos veículos de comunicação, pois
não existe um manual dizendo qual musical é a mais apropriada para
ouvirmos, mas podemos desenvolver um ouvido consciente para selecionar
aquilo que faz bem para nossa vida.
Fonte Bibliográfica:
http://funk-brasil.blogspot.com/
Música - Artes - Brasil Escola
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