quarta-feira, 28 de setembro de 2011

As
Bandas, Musicos, Regentes e Gestores das Bandas de Música do RN


AUDIÊNCIA PÚBLICA
Para implantação do SEBAM-RN
 
CONVOCAMOS todos os regentes, músicos e gestores das Bandas de Música do Rio Grande do Norte para participar massivamente da AUDIENCIA PÚBLICA que acontecerá no próximo dia 06 de OUT ás 15:00hs na Assembléia Legislativa do RN, para tratar da Implantação do SISTEMA ESTADUAL DE BANDAS DE MÚSICA – SEBAM/RN, numa iniciativa do mandato popular do Deputado Estadual FERNANDO MINEIRO e da UNIBAM – União das Bandas de Músicas do RN.
 
Vamos organizar o movimento de bandas e através das políticas publicas buscar os meios e recursos necessários para o fortalecimento destas, dos maestros e músicos, valorizando assim uma das mais antigas e importantes instituições que é a BANDA DE MÚSICA.
 
Precisamos que de cada municipio seja organizada a participação de 02 a 03 representantes por banda (Regente/Maestro - Um Músico e o Gestor/a da Associação mantenedora da banda), para que dessa forma possamos dar uma demonstração de força na Audiência para as autoridades presentes.

Contamos com o apoio e articulação de todos/as.
 
GIUZELIO LOBATO DE MELO
UNIBAM-RN
9686.5444

> Atenção: Confirmar presença até 03/OUT, pelo e-mail: giu.lobato@gmail.com, giu.lobato@yahoo.com.br, bembemdastas@hotmail.com e pelo celular 9686.5444(Giuzelio) e 9157.7700 / 9924.2833 e3473.2464 (Bembem)

Chamamento Público

SPC/MinC faz convocação para o Programa Educação e Cultura nas Escolas Públicas
A Diretoria de Educação e Cultura, da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, divulgou nesta terça-feira (20) as normas para a realização de dois chamamentos públicos: para o desenvolvimento de pesquisa-ação em iniciativas educacionais que promovam a interface entre cultura e educação formal; e para o mapeamento e georreferenciamento das iniciativas  que promovam a referida interface.  As ações fazem parte do programa Educação e Cultura nas Escolas Públicas.
Com orçamento de até R$ 1,5 milhão, o objetivo do primeiro chamamento é a implementação de uma rede de pesquisa e ação com abrangência nacional e que tenha a finalidade de investigar e construir, dentre outros, a dimensão do impacto do ensino das artes na aprendizagem escolar e processos formativos que motivem professores e alunos das escolas públicas a reconhecerem-se pesquisadores de cultura. Ao final da análise, será selecionado um projeto.
As propostas deverão ser inscritas no portal de convênios/Siconv. O endereço é www.convenios.gov.br na parte referente ao programa Educação e Cultura nas Escolas Públicas/Pesquisa-ação em iniciativas educacionais. O prazo para as inscrições das propostas será de 15 dias após a disponibilização do programa no portal de convênios.
Confira a íntegra do Chamamento Público do desenvolvimento de pesquisa-ação em iniciativas educacionais.
Mapeamento e georreferenciamento
O orçamento para a realização deste chamamento é de R$ 900 mil. O objetivo é convocar interessados em participar do processo seletivo para a construção de instrumento pedagógico virtual contendo mapeamento, georreferenciamento, disponibilização de acervo e fórum digital de metodologia das ações que promovam a interface entre cultura e educação formal.
Também constitui objeto desse chamamento o georreferenciamento de 200 mil registros dos pontos de interesse da Diretoria de Educação e Cultura da Secretaria de Políticas Culturais do MinC e a construção de uma malha digital das áreas do entorno de 15 mil escolas públicas.
A plataforma deverá utilizar: Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) de código aberto que possibilite o desenvolvimento de soluções que estejam em contínua expansão; módulo de funcionalidades para o desenvolvimento de aplicações que tratam a geoinformação; servidor de dados geográficos/cartográficos; dentre outros.
A exemplo do primeiro chamamento, será selecionado um projeto e o prazo de inscrições também é de quinze dias após a disponibilização do programa no Siconv.
Confira a íntegra do chamamento público.
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Filarmônica Elino Julião DESFILE CIVICO 2011


 Em Comemoração a Independência do Brasil, a cidade de Timbaúba dos Batistas parou para assistir o desfile Cívico que começou por volta de 15h30min. No decorrer das apresentações a Escola Estadual Basílio Batista de Araújo homenageou a Filarmônica Elino Julião por ser uma das principais culturas Timbaubense e que vem desempenhado um papel muito importante no município, a (ACUST) Associação na qual é responsável por esse projeto que tem como presidente a pedagoga Maria Aparecida do Nascimento, fez questão de mostrar para população timbaubense as turmas de teoria e a banda de flauta doce que é à base desse trabalho, a Filarmônica foi a ultima apresentação da tarde e arrancou aplausos calorosos do publico presente.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Aos do Contato Seridó e interessados!


É incrível como  vocês transparecem não conhecer nada do seridó, quando esquecem que essa região tem nas suas Bandas de Música, com certeza seu principal cartão postal de sua cultura. Talvez uma das regiões de maior musicalidade do país.Todas as cidades tem banda de música. Quase a metade são centenárias e algumas com mais de 150 anos. Como esquecer isso. Seria preconceito?! Deveríamos colocarmos a frente de nossas bandas, algumas dançarinas, seminuas, para sermos incluídos como cultura oficial e assim ser um ponto de destaque da nossa região, de Felinto Lucio Dantas, Tonheca Dantas, Urbano Medeiros, Jaime Brito, Marcio Dantas, Ubaldo Medeiros, Manoel Felipe Neri, Chiquito, Maestro Pinta, Ernandi Lucena, Marciano Ribeiro e tantos outros, inclusive de nossa contemporaneidade.desconhecem que só aqui na pequenina Cruzeta, existem quase uma centena de músicos formados, graduados ou graduandos? Surgem a cada dia novos compositores, arranjadores, regentes e instrumentistas de auto nível, inclusive ocupando espaços importantes no cenário musical potiguar  no país e até no exterior.
Desde 1856 que a banda Euterpe jardinense de Jardim do Seridó, ininterruptamente está presente aos festejos e mobilizações culturais daquele município e região, sendo também o mesmo seguido pelas outras... Muitas com CD gravados e até documentários apresentados a nível nacional, como é o caso da Filarmônica Felinto Lucio Dantas de acari.
Desculpe a necessária franqueza, mas essa gestão é prejudicial a nossa cultura. As bandas de música do seridó, nunca estiveram tão ativas e produzindo tanto! Trabalho diário,descobrindo talentos, formando músicos e cidadãos e levando ao povo, diversão e arte, resistindo frente o apagão cultural, que escurece a alma dessa nação. Acho que a proposta de turismo para nossa região está equivocada. Pois não somos uma região sem musica, quando é justamente o contrário. Quero dizer de boa musica. Será mesmo que turistas de verdade,( não o turismo sexual, predador e especulativo), não se sentiriam bem, ao serem recebidos com Bandas de Musica?! Lembro agora quando, o professor Cruzetense, Francisco Pereira, em incursão pelos states, se deparou com uma banda a tocar numa praça, obras do compositor Felinto Lucio. Ele ao delírio me comunica o fato e deveras emocionado, comentou: É indescritível minha alegria... Mas ele é um homem de cultura!
Portanto meus queridos, não parece ser seridoense de verdade quem está cuidando com tanto zelo  dessa demanda, a qual em tudo falta-lhe a metade , já que  lhe tiram sempre uma BANDA.
Por fim: A cidade de Carnaúba dos Dantas, popular e oficialmente batizada como a terra da musica, no Site do contato seridó nada é colocado sobre isto, apenas uma pequena referencia a Tonheca Dantas. Quando o maestro Felinto Lucio teve inclusive sua obra estudada e registrada por Radamés Gnatali, um dos maiores gênios da nossa musica de todos os tempos.
Não posso conceber esse erro histórico como preconceito, seria realmente terrível e vergonhoso, sem contar que se cria um clima paradoxal. Quando mostra-se  o que temos de melhor , sendo esquecido um quadro  especial de nossa identidade, sabe-se lá porquê “cargas d’água” ...Sei que podemos e deveremos corrigir esse equívoco!
Atenciosamente Bembem Dantas