terça-feira, 30 de abril de 2013

Bandas de Musica do RN pedem passagem





As bandas de música do RN pedem passagem. Mais de dois meses depois de ter sido aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa, o Projeto de Lei nº 9.700/2013, que cria o Sistema Estadual de Bandas do RN (Seban-RN), ainda espera regulamentação. No papel, a lei determina a destinação de 5% dos recursos do Fundo Estadual de Cultura para a manutenção das bandas de todo o Estado. Enquanto o Sistema não vira realidade, as 115 bandas de música que atuam em municípios do interior se organizam em torno da União das Bandas de Música do RN (Uniban-RN) para reivindicar a regulamentação da lei pelo Governo. Neste domingo (21), músicos de várias cidades em Cruzeta para discutir a questão.
Arquivo pessoal/Cedida
Maestro Bembem conduziu encontro com representantes das bandas em Cruzeta

“Há tempos esperamos a regulamentação do Seban-RN, mas continuamos no escuro”, disse, em entrevista ao VIVER, o músico Humberto “Bembem” Dantas, maestro da Banda Filarmônica de Cruzeta, membro da Uniban e um dos responsáveis pelo setor de música da FJA. “Enquanto isso, as bandas continuam sem políticas públicas, sobrevivendo nas costas dos maestros”, desabafa.

Para o maestro Bembem, um dos benefícios imediatos que a regulamentação do Sistema pode trazer é a criação de um banco de dados sobre as bandas de música do RN. Pelas contas do maestro, hoje a cadeia de bandas beneficia diretamente 10 mil pessoas em todo o estado, a maioria crianças e jovens. “Antes de tudo, é preciso reunir as informações sobre essas bandas de música em um só lugar. Só assim poderemos organizar as políticas públicas para o setor”, opina.

Outra proposta da Uniban-RN é o aumento do percentual de recursos do Fundo Estadual de Cultura destinado às bandas de 5% para 15%. “Consideramos o percentual atual insuficiente para a gama de ações que precisam ser realizadas”, disse. A diretoria da Uniban-RN deverá discutir esse e outros pontos com a Secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, em uma reunião marcada para a primeira semana de maio.

Sem prazo

Questionada sobre a regulamentação do Seban-RN, a Secretária Extraordinária de Cultura do Estado, Isaura Rosado, evitou estipular prazos. Segundo Isaura, a regulamentação só depende das bandas. “Estamos aguardando que os músicos tragam as sugestões, para que possamos debater as ideias deles e dar início ao processo de regulamentação do Sistema de Bandas”, afirmou a secretária. “Queremos discutir todos os pontos e sugestões para o Seban com os músicos”, conclui.

fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/bandas-se-unem-para-cobrar-do-governo-regulamentacao-do-sistema/248379

http://tribunadonorte.com.br/noticia/bandas-se-unem-para-cobrar-do-governo-regulamentacao-do-sistema/248379

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário (qualquer um pode comentar)