“a música é essencial no processo de formação, não apenas porque é capaz de desenvolver a motricidade, a oralidade, a concentração, que é o que todo mundo defende. Mas por estreitar a relação que o ser humano tem com ele mesmo”. Maristela Mosca
terça-feira, 29 de novembro de 2011
ALUNOS DA FILARMÔNICA “ELINO JULIÃO” PARTICIPARAM DO 1º SEMINÁRIO TÉCNICO DE MÚSICA NA CIDADE DE CRUZETA/RN
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
24 de Novembro de 2011 04:10 |
Mais de 400 alunos se inscreveram para participar do I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO TÉCNICA PARA BENDAS FILARMÔNICAS DO RN. Participarão 30 cidades inclusive uma do Ceara – e outra da Paraíba: Jaguaribe e Uirauna. Pena que não é possível aceitar os mais 300 pedidos de inscrição, pois como divulgamos anteriormente, não conseguimos captar os recursos para a realização de um grande Festival de Musica, de acordo com o projeto que tínhamos em mente, com duração de 5 dias, e de dimensão muito mais abrangedora, sendo sua finalidade, a comemoração das Bodas de Prata da banda de Cruzeta.
Mas teimamos e com os recursos do BNB de Cultura de R$ 19.985,00, conseguimos gravar um CD, e realizaremos o SEMINARIO de formação técnica, com professores, saídos da nossa Banda, que hoje são graduados ou pós graduados, alguns deles professores de universitários. Lançaremos o CD DOBRADOS CLASSICOS DO BRASIL, ( 25/11)haverá também o show de lançamento do CD, do trombonista e professor Klenio Barros á (26/11 ), apresentações de grupos, exposição fotográfica e da Banda do Seminário, que apresentará um repertório erudito e popular.
Nesse dia 25 ( sexta ), estamos esperando muitos amigos para assistir o concerto dos 25 anos da nossa Banda, onde será lançado o referido CD, numa data também muito especial para nós Cruzetenses, já que estamos comemorando também nossa emancipação política.
Creio que a presença de tantas pessoas importantes, como por exemplo, o Dr. Claudio Galvão, um ícone da cultura potiguar, tem um sentido simbólico, quando sabemos das dificuldades enfrentadas por aqueles que fazem arte e tem um compromisso sério com a cultura desse país. Ao prestigiar a comemoração dos nossos 25 anos, agregaremos então, as homenagens a muitos que como nós, enfrentam os desafios, se opõem, lutam, perseveram, acreditam, choram, sofrem, mas sobrevivem com dignidade, juntamente com sua arte e suas convicções. Mas também comemoram todas as alegrias das conquistas e realizações e quando olham para traz, vislumbram sempre um futuro melhor. Temos certeza que muitos “sonhadores e visionários”, se sentem representados, no nosso trabalho, que é serio, correto, humanista e tem sobrevivido e se ampliado, com ideologia, independência e coerência nas suas posições políticas.
Pois e assim, queremos reverenciar a presença de todos e todas, que estiverem nessa sexta feira 25, as 20:00 hrs, na praça de eventos de Cruzeta, participando de um momento histórico da Filarmônica de Cruzeta, e conseqüentemente da cultura musical deste estado, numa demonstração de cidadania e amor a arte do nosso povo brasileiro.
Saudações do sertanejo,
Bembem Dantas
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
BARROS
O lançamento no seridó do CD do trombonista e compositor Cruzetense,
bacharel e professor de trombone da EMUFRN Klenio Barros, será um
dos pontos altos do I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO TÉCNICA MUSICAL PARA
BANDAS FILARMÔNICAS DO RN, que acontecerá nestes dias 25,26, e 27/11,
dentro das comemorações dos 25 anos da Banda de Cruzeta, o qual tem o
patrocínio do BNB de Cultura.
Trata-se de um CD 100% autoral, com arranjos belíssimos, todo
concebido, ,produzido e dirigido por esse musico genial, fruto da
AMUSIC e Filarmônica 24 de Outubro. O CD KLENIO BARROS EM SEGREDOS,
é mais uma jóia rara da musica instrumental brasileira e que é de
um seridoense potiguar. São 11 faixas de tirar o fôlego, chorinhos,
sambas, misturas genuinas de tudo que é jeito, com destaque para a
gafieiríssima no Bar do Peixe e no choro Azeitonizando, em parceria
com o maestro, compositor Mizael Cabral ,que homenageia seu professor
de trombone da UFRN , Gilvando Silva, o Azeitona.
Klenio surpreendeu a todos com o seu primeiro CD, que segundo ele é
como se fosse um filho. Os arranjos utiliza de flauta doce a sexteto
de trombones, instrumentos eletrônicos como teclados e guitarras, bem
como uma leva de percussivos, afros, indígenas e clássicos.
É realmente uma pena que um país como o Brasil não saiba valorizar
seus artistas e suas obras, principalmente quando ela representa do
ponto de vista cultural, uma fonte de contribuição de identidade,
brasilidade e conhecimento. Pois se fosse ao contrário trabalhos como
o CD“Em Segredos”, estaria sendo difundido, proporcionando ao povo
brasileiro, cultura e arte da mais alta importância para sua formação
sociocultural.
Pois então; Após 09 meses do lançamento do CD de Klenio Barros agora
sua cidade e região. por ocasião do SEMINÁRIO DE MUSICA, que festeja
os 25 anos da nossa Filarmônica, mãe musical dele e de tantos outros,
do mesmo nível, terá a oportunidade de se deleitar da genialidade
desse musico brasileiro, professor, compositor, arranjador dos
melhores que a nova geração de músicos tupiniquins tem nos revelado.
Será Sábado 26/11/2011, na praça de eventos de Cruzeta, onde esperamos
a presença de todos que apreciam a musica brasileira, sendo ainda
marcada do sotaque inconfundível de seridoense.
PRESTIGIEM,
Bembem Dantas
terça-feira, 15 de novembro de 2011
1º Encontro de Bandas Filarmônicas de Timbaúba.
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
A cidade de Cruzeta, localizada na mesorregião Seridó, distante 219 km da capital do Estado, cujo acesso se dá através da RN288 que liga Natal a Caicó, cidade pólo da região, realizará nos próximos dias 25, 26 e 27 o I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO TÉCNICA MUSICAL DE BANDAS FILARMÔNICAS DO RN e, concomitantemente, no dia 25, às 20:30 horas na Praça Pública, a FILARMÕNICA 24 DE OUTUBRO da cidade lançará seu 7º. CD "Dobrados Clássicos do Brasil" para comemorar seus 25 anos de existência e, desses, 23 sob a direção do Maestro Bembem Dantas.
No dia 26, às 20 horas, também na Praça, será a vez de Klênio Barros lançar o CD "Segredo" e, para o encerramento no dia 27, às 20 horas, um Concerto com a Banda do Seminário está programado para acontecer na mesma Praça.
O Seminário oferecerá 200 vagas para formação técnica divididas em 09 oficinas (flauta transversal, clarineta, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba/bombardino, percussão e regência) para um número de 25 participantes em cada uma delas e as cidades convidadas a participar do evento são: Acari, Almino Afonso, Apodi, Caicó, Campo Grande, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Fernando Pedroza, Florânia, Grossos, Janduís, Jardim do Seridó, João Dias, Jucurutu, Messias Targino, Parelhas, Santo Antônio, São Fernando, São José do Seridó, São Pedro, São Tomé, Serra Negra do Norte, Severiano Melo, Tabuleiro Grande e Timbaúba dos Batistas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente, em Cruzeta na sede da AMUSIC, de 2ª. a sábado, das 14 às 17 horas até o dia 20; ou pelo e-mail seminariodecruzeta25anos@
É Cruzeta reafirmando sua potencialidade na área musical, pois uma cidade tão pequena que é capaz de organizar e realizar um evento tão grande, só pode e deve agradecer a todos os parceiros e em especial ao empreendedor musical, Maestro Bembem, que sonha e, logo realiza.
Nós, que fazemos a AMUSIC e a Filarmônica 24 de Outubro esperamos vocês e, antecipadamente, agradecemos a presença.
A Secretaria da Cultura do Estado está disponibilizando 100 novas
peças musicais em partituras, entre marchas, dobrados e contemplados
pelo Prêmio Alberto Nepomuceno de Composição para Bandas de Música da
Secult, para bandas de música do Estado do Ceará. As partituras, que
deverão ser usadas nas comemorações do 7 de setembro, poderão ser
acessadas online no banco de partituras do Sistema Estadual Bandas de
Música do Ceará(SEBAM-CE).
Segundo o secretário da cultura, Professor Pinheiro, o repertório está
bastante eclético e tem músicas importantes e representativas de nossa
história, não somente do Ceará mas do Brasil. Pinheiro explica que
serão vinte e oito estilos musicais, entre eles, do erudito ao
popular, passando por hinos municipais, além de todo o repertório
pátrio com o Hino Nacional, Hino da Proclamação da República e Hino da
Independencia.
Os interessados devem acessar http://www.secult.ce.gov.br/
O PROJETO
Sabendo da realidade social do Brasil hoje, e da política de alienação do mercado fonográfico assim como a mídia em geral que atinge cada vez mais principalmente as crianças e os jovens do nosso país, a Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas vem desenvolvendo um trabalho de conscientização através da música, onde propõe atrair á essa juventude, para que elas mesmas sejam as propagadoras das riquezas culturais do seu povo, fazendo assim com que suas representações obtenham oportunidades, meios e ferramentas para conter a própria realidade em que vivem, porque eles são presas fáceis para o mundo das drogas, bebidas alcoólicas e prostituição.
Um dos problemas que são enfrentados em trabalhos sociais como esse, no interior, é a falta de oportunidade, a realidade das cidades interioranas são desfavoráveis e até mesmo escassas quando se fala de oportunidade.
A preocupação na falta de oportunidade para os adolescentes principalmente, é que: eles estão prontos para transformar qualquer desejo em ação, e vendo por esse lado, a falta de oportunidade gera necessidade.
Se refletirmos sobre esta realidade, os jovens são obrigados muitas vezes ainda em idade escolar, a abandonar a escola para trabalhar e ajudar nas despesas familiares ou até mesmo para se dedicar precocemente a uma nova vida que ainda não cabe a eles.
A necessidade pela falta de oportunidade tem correlações com os problemas sociais, e se adolescência significa crescer, desenvolver, basta criar opções para que essas pessoas tenham uma oportunidade na vida para desenvolverem seus talentos, e assim no futuro ter uma chance de viver dignamente.
No Brasil, as políticas públicas para a juventude têm aumentado consideravelmente. Mas, ainda é muito pouco para um país tão rico culturalmente, onde pode utilizar sua forte influência para o desenvolvimento sociocultural.
E um grande exemplo dessa realidade, é as bandas de música, que só no Rio Grande do Norte envolve mais de 10.000 (DEZ MIL) Pessoas, entre jovens, crianças e adolescentes que procuram através da música um futuro melhor e encontram ainda mais, uma forma de divulgar, crescer, valorizar a cultura do seu povo.
Na oportunidade, á (ACUST) propõe dar seguimento ao trabalho que vem desenvolvendo na comunidade desde 2010, dando mais apoio e chance para mais uma criança descobrir seu valor, não só musicalmente, mas mostrando para comunidade e para ela mesma, que ela é capais de ser uma grande cidadã, e ainda podendo contribuir para o desenvolvimento do seu município, do seu país e do mundo.
A Cidade
A Cidade
Nos idos do século XVIII as terras férteis de Timbaúba já eram habitadas e o Tenente-Coronel Manoel de Souza Forte era o proprietário do Termo da Vila do Príncipe, área onde está localizado o município de Timbaúba dos Batistas. A região começou a se desenvolver em meados do século XIX, quando o Major José Batista dos Santos fundou nas terras frescas do vale a fazenda Timbaúba. Ali teve início a grande atividade de plantio de canaviais, ensejando uma produção de aguardente e rapadura.
O povoado de Timbaúba, no ano de 1942, já era visto por Anfilóquio Câmara como um dos mais ricos do Seridó por manter uma agricultura sempre forte, destacando-se no cultivo de cana-de-açúcar.
No dia 10 de maio de 1962, por força da Lei no 2.774, o povoado desmembrou-se de Caicó tornando-se município com o nome de Timbaúba dos Batistas, numa homenagem a família de pioneiros responsáveis pelo engrandecimento do município. Em 1° de janeiro de 1964, foi instalada a sede municipal, tomando posse como prefeito o Sr. Hisbelo Batista de Araújo.
TIMBAúBA DOS BATISTAS-RN
HISTÓRICO DA BANDA FILARMÔNICA ELINO JULIÃO
A banda Filarmônica “Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas foi fundada em 03 de Março de 2010. Com a finalidade de qualificar os jovens dentro de suas próprias vocações, sentiu-se a necessidade de buscar uma parceria da prefeitura municipal de Timbaúba dos Batista com o governo do Estado do Rio Grande do Norte através do programa desenvolvimento solidário que indicou o senhor Humberto Carlos Dantas, carinhosamente conhecido como “Bembem” para viabilizar todas as providências necessárias, em seguida, depois de vencer todo o processo burocrático desde legalização da Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas (ACUST) que teve como sua primeira presidente Maria Aparecida do Nascimento, veio à elaboração do projeto e liberação dos recursos, para aquisição dos instrumentos musicais.
Depois de todo esse processo iniciou as aulas práticas e teóricas formando a banda propriamente dita.
Surgiu a ideia de dar nome à banda e foi colocado em votação que por unanimidade escolheram o nome do nosso conterrâneo e forrozeiro o artista popular “ELINO JULIÃO DA SILVA” que é motivo de orgulho para todos os seus conterrâneos pelo legado da sua história.
O maestro Mizael Cabral tem o cuidado em conjunto com a associação (ACUST) em parceria da prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas na ampliação de seus componentes e na modernização de seus instrumentos, de uma vez que, recentemente foi elaborado um projeto tendo sido aprovado no valor de 25 mil reais pelo ministério da Cultura para aquisição de novos instrumentos para a estruturação da banda.
Atende hoje cerca de 90 crianças na faixa etária de 8 a 21 anos, sendo 50 participantes da banda filarmônica e 40 nas turmas de teoria e flauta doce.
A banda tem representado a cultura Timbaubense em várias cidades seridoenses, aonde vem recebendo total apoio da prefeitura municipal através do prefeito Ivanildo Filho para as devidas apresentações.
A filarmônica nesse pequeno período de existência tem se destacado devido à dedicação e trabalho da sua ex-coordenadora Maria Aparecida do Nascimento, do coordenador atual Aloísio Vale de Araújo e do seu maestro Mizael Cabral que com sua visão inovadora, consideram a música como importante meio de inclusão social para transformação de uma sociedade mais digna e igualitária.