seja você mais um....
“a música é essencial no processo de formação, não apenas porque é capaz de desenvolver a motricidade, a oralidade, a concentração, que é o que todo mundo defende. Mas por estreitar a relação que o ser humano tem com ele mesmo”. Maristela Mosca
quarta-feira, 28 de março de 2012
VEM AÍ!
seja você mais um....
terça-feira, 27 de março de 2012
FNM solicita publicização de Ante-projeto de Lei para mudanças nos direitos autorais
Nesta sexta-feira (16/03), o Fórum Nacional da Música entregou carta à Frente Parlamentar de Cultura, da Câmara dos Deputados, solicitando a publicização imediata do Ante-Projeto de Lei (APL), que propõe mudanças na atual legislação sobre direitos autorais brasileiros. Em seguida, a carta será protocolada também na Presidência da República.
Carta sobre APL DA - Março 2012
FONTE :http://forumnacionaldamusica.wordpress.com/
Faleceu o escritor Timbaubense José Gurgel Guará
Faleceu hoje (27) o professor José Gurgel Guará, aos 90 anos, no Natal Hospital Center, onde estava internado por consequências de um AVC.De extenso currículo, foi advogado, professor de Letras da UFRN, oficial do Exército, trabalhou como repórter nesta Tribuna do Norte na década de 1960. Atleta da natação, defendeu as cores do Clube de Regatas Flamengo. Presidiu a Federação Aquática Norte-Riograndense. Era membro do Lions Clube de Natal Potengi.
Escritor, deixou obras publicadas. Seus estudos eram na área de patriotismo, com anos prestados às Forças. Um dos últimos grandes patriotas. Defendia e respeitava a Bandeira Brasileira com afinco.
José Guará,foi também Vereador em Natal e era viúvo da saudosa Marta Batista,filha do Ex-Prefeito de Timbaúba dos Batistas,Hermógenes Baptista de Araújo.
No dia 10 de maio, será homenageado nas comemorações do Jubileu de Ouro de emancipação da sua cidade Timbaúba dos Batistas.
O Prefeito Ivanildo Filho que está em Brasília lamentou a perda deste grande filho da terra e seu amigo pessoal,Ivanildinho irá decretar luto oficial por três dias no Município de Timbaúba dos Batistas.
O Escritor Arysson Soares disse a pouco "Timbaúba perde o seu grande filho e o céus ganha este grande homem"...
Postado por BLOG DO ARYSSON SOARES às 13:15
CULTURA
0 comentários:
quinta-feira, 22 de março de 2012
O sopro sonoro pode expressar sensações e comunicar por códigos que passam a fazer parte da cultura de um povo. É o assobio que chama o companheiro de turma, que reconhece a beleza de uma mulher ou que identifica o passarinho; é o apito do juiz nas quadras, do guarda no trânsito, do mestre de bateria numa escola de samba. O berrante que reúne a boiada. Ou a gaitinha que avisa a chegada do afiador de faca.
Sopro tem origem na palavra espírito, assim como inspirar-se, que significa estar tomado pelo espírito. Que também origina as palavras vento, fogo e fumaça. E cujo sentido dá título a esse trabalho, embalado na confiança em um grande país.
A respiração é o princípio do sopro. E a natureza inspirou os primeiros instrumentos. Ossos, chifres de animais, conchas, madeiras e folhagens foram moldados a partir da necessidade dos primeiros homens se comunicarem. Fruto da inventividade humana e de uma seleção natural da história, os instrumentos primitivos culminaram nos grupos de madeiras e metais que compõem uma banda de coreto e uma banda sinfônica. E no dia a dia, a criatividade popular está presente nos instrumentos de sopro das danças e das festas regionais pelo país.
Um Sopro de Brasil perscruta todas essas possibilidades. Contando com a inestimável parceria da Petrobrás e do SESC São Paulo, junta, numa braçada, 250 artistas que representam o sopro brasileiro, atuantes ou da nossa história. Procura decifrar os mistérios e os limites de cada instrumento, em execuções solo, em pequenos e grandes grupos ou no seio de uma orquestra. Contribui com novos arranjos que trazem outros olhares sobre a nossa música. E, em espetáculos e oficinas, convoca o público e os que querem trilhar o caminho da música a ouvir e tocar com artistas que fazem do sopro a sua vida.
FONTE DO TEXTO
http://www.projetomemoriabrasileira.com.br/inicio/
sexta-feira, 16 de março de 2012
VEM AÍ O SEMINÁRIO "A MUSICALIDADE DO SERIDÓ" COM O MAESTRO URBANO MEDEIROS
quinta-feira, 15 de março de 2012
REVISTA ENCANTOS DO SERIDÓ
A revista encantos do seridó é uma iniciativa do seridoense Geovanne Pereira, desenvolvido em parceira com entidades religiosas. empresas seridoenses e instituições públicas. O propósito do projeto é divulgar as belezas e particularidades da nossa região, valorizando e difundindo o que o Seridó tem de melhor. O projeto agrega uma revista anual, um blog com notícias diárias da região, um informativo mensal com distribuição gratuita e uma exposição fotográfica itinerante com amplo acervo de fotos antigas que contam a história de cada cidade através dos tempos.
Venho aqui através desse Blog, agradecer ao Geovanne Pereira e a Todos que fazem a revista ENCANTOS DO SERIDÓ pelas contribuições que a revista tem dado a nossa cidade. E em nome da ACUST (Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas) quero agradecer pela postagem especial em 2011 em uma das paginas da revista que é de muita importância para a divulgação do nosso trabalho.
para acessar o Blog ENCANTOS DO SERIDÓ
http://www.jardimemfesta.com/
DIA DO MÚSICO POTIGUAR TEM DATA COMEMORADA COM DEBATES E CURSOS
quarta-feira, 14 de março de 2012
CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO DO PROERD EM TIMBAÚBA DOS BATISTAS-RN
terça-feira, 6 de março de 2012
segunda-feira, 5 de março de 2012
EM AUDIÊNCIA COM MINISTRA DA CULTURA, SENADORA IVONETE DEFENDE BIBLIOTECAS, ARTESANATO E BANDAS DE MÚSICA
Imagem/ Créditos: Senadora Ivonete Dantas/Blog a Fonte |
quinta-feira, 1 de março de 2012
Revelando os Brasis
Prêmio Agente Jovem de Cultura
O PROJETO
Sabendo da realidade social do Brasil hoje, e da política de alienação do mercado fonográfico assim como a mídia em geral que atinge cada vez mais principalmente as crianças e os jovens do nosso país, a Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas vem desenvolvendo um trabalho de conscientização através da música, onde propõe atrair á essa juventude, para que elas mesmas sejam as propagadoras das riquezas culturais do seu povo, fazendo assim com que suas representações obtenham oportunidades, meios e ferramentas para conter a própria realidade em que vivem, porque eles são presas fáceis para o mundo das drogas, bebidas alcoólicas e prostituição.
Um dos problemas que são enfrentados em trabalhos sociais como esse, no interior, é a falta de oportunidade, a realidade das cidades interioranas são desfavoráveis e até mesmo escassas quando se fala de oportunidade.
A preocupação na falta de oportunidade para os adolescentes principalmente, é que: eles estão prontos para transformar qualquer desejo em ação, e vendo por esse lado, a falta de oportunidade gera necessidade.
Se refletirmos sobre esta realidade, os jovens são obrigados muitas vezes ainda em idade escolar, a abandonar a escola para trabalhar e ajudar nas despesas familiares ou até mesmo para se dedicar precocemente a uma nova vida que ainda não cabe a eles.
A necessidade pela falta de oportunidade tem correlações com os problemas sociais, e se adolescência significa crescer, desenvolver, basta criar opções para que essas pessoas tenham uma oportunidade na vida para desenvolverem seus talentos, e assim no futuro ter uma chance de viver dignamente.
No Brasil, as políticas públicas para a juventude têm aumentado consideravelmente. Mas, ainda é muito pouco para um país tão rico culturalmente, onde pode utilizar sua forte influência para o desenvolvimento sociocultural.
E um grande exemplo dessa realidade, é as bandas de música, que só no Rio Grande do Norte envolve mais de 10.000 (DEZ MIL) Pessoas, entre jovens, crianças e adolescentes que procuram através da música um futuro melhor e encontram ainda mais, uma forma de divulgar, crescer, valorizar a cultura do seu povo.
Na oportunidade, á (ACUST) propõe dar seguimento ao trabalho que vem desenvolvendo na comunidade desde 2010, dando mais apoio e chance para mais uma criança descobrir seu valor, não só musicalmente, mas mostrando para comunidade e para ela mesma, que ela é capais de ser uma grande cidadã, e ainda podendo contribuir para o desenvolvimento do seu município, do seu país e do mundo.
A Cidade
A Cidade
Nos idos do século XVIII as terras férteis de Timbaúba já eram habitadas e o Tenente-Coronel Manoel de Souza Forte era o proprietário do Termo da Vila do Príncipe, área onde está localizado o município de Timbaúba dos Batistas. A região começou a se desenvolver em meados do século XIX, quando o Major José Batista dos Santos fundou nas terras frescas do vale a fazenda Timbaúba. Ali teve início a grande atividade de plantio de canaviais, ensejando uma produção de aguardente e rapadura.
O povoado de Timbaúba, no ano de 1942, já era visto por Anfilóquio Câmara como um dos mais ricos do Seridó por manter uma agricultura sempre forte, destacando-se no cultivo de cana-de-açúcar.
No dia 10 de maio de 1962, por força da Lei no 2.774, o povoado desmembrou-se de Caicó tornando-se município com o nome de Timbaúba dos Batistas, numa homenagem a família de pioneiros responsáveis pelo engrandecimento do município. Em 1° de janeiro de 1964, foi instalada a sede municipal, tomando posse como prefeito o Sr. Hisbelo Batista de Araújo.
TIMBAúBA DOS BATISTAS-RN
HISTÓRICO DA BANDA FILARMÔNICA ELINO JULIÃO
A banda Filarmônica “Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas foi fundada em 03 de Março de 2010. Com a finalidade de qualificar os jovens dentro de suas próprias vocações, sentiu-se a necessidade de buscar uma parceria da prefeitura municipal de Timbaúba dos Batista com o governo do Estado do Rio Grande do Norte através do programa desenvolvimento solidário que indicou o senhor Humberto Carlos Dantas, carinhosamente conhecido como “Bembem” para viabilizar todas as providências necessárias, em seguida, depois de vencer todo o processo burocrático desde legalização da Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas (ACUST) que teve como sua primeira presidente Maria Aparecida do Nascimento, veio à elaboração do projeto e liberação dos recursos, para aquisição dos instrumentos musicais.
Depois de todo esse processo iniciou as aulas práticas e teóricas formando a banda propriamente dita.
Surgiu a ideia de dar nome à banda e foi colocado em votação que por unanimidade escolheram o nome do nosso conterrâneo e forrozeiro o artista popular “ELINO JULIÃO DA SILVA” que é motivo de orgulho para todos os seus conterrâneos pelo legado da sua história.
O maestro Mizael Cabral tem o cuidado em conjunto com a associação (ACUST) em parceria da prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas na ampliação de seus componentes e na modernização de seus instrumentos, de uma vez que, recentemente foi elaborado um projeto tendo sido aprovado no valor de 25 mil reais pelo ministério da Cultura para aquisição de novos instrumentos para a estruturação da banda.
Atende hoje cerca de 90 crianças na faixa etária de 8 a 21 anos, sendo 50 participantes da banda filarmônica e 40 nas turmas de teoria e flauta doce.
A banda tem representado a cultura Timbaubense em várias cidades seridoenses, aonde vem recebendo total apoio da prefeitura municipal através do prefeito Ivanildo Filho para as devidas apresentações.
A filarmônica nesse pequeno período de existência tem se destacado devido à dedicação e trabalho da sua ex-coordenadora Maria Aparecida do Nascimento, do coordenador atual Aloísio Vale de Araújo e do seu maestro Mizael Cabral que com sua visão inovadora, consideram a música como importante meio de inclusão social para transformação de uma sociedade mais digna e igualitária.