terça-feira, 31 de julho de 2012

ARTs DE VANESSA PAREIRA


                                                         VANESSA PAREIRA
                                               TIMBAÚBA DOS BATISTAS-RN


















segunda-feira, 30 de julho de 2012

FILARMÔNICA ELINO JULIÃO NO PROJETO MUSICA NA PRAÇA (CAICÓ-RN)



  No dia 27 de julho de 2012, a filarmônica “Elino Julião” se apresentou no projeto, “MUSICA NA PRAÇA” dentro da programação da festa de Sant’na, esse projeto já está na sua V edição e a filarmônica “Elino Julião” participou das duas ultimas.








domingo, 29 de julho de 2012

FILARMÔNICA ELINO JULIÃO NO 3º FESTIVAL FELINTO LUCIO DANTAS


SANTA CRUZ-RN

Nos dias 21 e 21 de julho de 2012, foi realizado na cidade de Santa Cruz-RN o 3º festival de bandas filarmônicas  intitulado Festival Felinto lúcio Dantas, esse ano além das homenagens ao grande mestre “Felinto Lúcio “ tivemos o prazer de homenagear o nosso rei do baião Luiz Gonzaga em comemoração ao seu centenário.
Esse festival acontece todos os anos através da ASSOMUSIC (associação musical de santa         cruz) no teatro municipal CANDINHA BEZERRA, e esse ano contou com a participação de cinco bandas filarmônicas, no dia 21 faram: Filarmônica de Santa Cruz, Filarmônica de São Gonçalo do Amarante, Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas – Acari, Filarmônica de São Tomé, Banda de Música da Polícia Militar.
 dia 22;
Filarmônica 24 de Outubro – Cruzeta, Filarmônica 11 de Dezembro - Carnaúba dos Dantas,. Filarmônica de Monte Alegre, Filarmônica Elino Julião - Timbaúba dos Batistas e filarmônica de São Fernando.
Nos dois dias durante o concerto o teatro ficou completamente lotado e contou com a participação da população local que assistia e ouvia atentamente todos os detalhes das bandas.
 A filarmônica “Elino Julião” sob a batuta do jovem mestre “Mizael Cabral” e sendo umas das mais jovens filarmônicas do estado do Rio Grande do Norte, como sempre levando o nome do município e o nome da cultura timbaubense levantou a galera emocionou a todos os presentes e mais uma vez se apresentou belissimamente bem, foi um momento magico e impa na vida dos jovens músicos timbaubenses.
A ACUST (associação cultural e social de Timbaúba dos Batistas) agradece ao mestre CAMILO HENRIQUE pelo convite e confiança que foi dada a nossa jovem banda, agradece também a prefeitura municipal através do prefeito IVANILDO FILHO pelo apoio e dedicação ao nosso trabalho e a todos os Timbaubenses que sempre incentiva e acredita no nosso potencial.










quarta-feira, 25 de julho de 2012

FESTIVAL FELINTO LÚCIO DANTAS (SANTA CRUZ-RN)





HISTÓRICO DA BANDA FILARMÔNICA ELINO JULIÃO

      A banda Filarmônica “Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas foi fundada em 03 de Março de 2010. Com a finalidade de qualificar os jovens dentro de suas próprias vocações, sentiu-se a necessidade de buscar uma parceria da prefeitura municipal de Timbaúba dos Batista com o governo do Estado do Rio Grande do Norte através do programa desenvolvimento solidário que indicou o senhor Humberto Carlos Dantas, carinhosamente conhecido como “Bembem” para viabilizar todas as providências necessárias, em seguida, depois de vencer todo o processo burocrático desde legalização da Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas (ACUST) que teve como sua primeira presidente Maria Aparecida do Nascimento, veio à elaboração do projeto e liberação dos recursos,  para aquisição dos instrumentos musicais.
      Depois de todo esse processo iniciou as aulas práticas e teóricas formando a banda propriamente dita.
     Surgiu a ideia de dar nome à banda e foi colocado em votação que por unanimidade escolheram o nome do nosso conterrâneo e forrozeiro o artista popular “ELINO JULIÃO DA SILVA” que é motivo de orgulho para todos os seus conterrâneos pelo legado da sua história.
     O maestro Mizael Cabral tem o cuidado em conjunto com a associação (ACUST) em parceria da prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas na ampliação de seus componentes e na modernização de seus instrumentos, de uma vez que, recentemente foi elaborado um projeto tendo sido aprovado no valor de 25 mil reais pelo ministério da Cultura para aquisição de novos instrumentos para a estruturação da banda.
    Atende hoje cerca de 90 crianças na faixa etária de 8 a 21 anos, sendo 50 participantes da banda filarmônica e 40 nas turmas de teoria e flauta doce.
    A banda tem representado a cultura Timbaubense em várias cidades seridoenses, aonde vem recebendo total apoio da prefeitura municipal através do prefeito Ivanildo Filho para as devidas apresentações.
    A filarmônica nesse pequeno período de existência tem se destacado devido à dedicação e trabalho da sua ex-coordenadora Maria Aparecida do Nascimento, do coordenador atual Aloísio Vale de Araújo e do seu maestro Mizael Cabral que com sua visão inovadora, consideram a música como importante meio de inclusão social para transformação de uma sociedade mais digna e igualitária. 

lançamento do CD Ranieri Soares


Conheço o maestro, compositor  e amigo,Ranieri Soares desde o ano de 1983, quando ele ainda morava em Natal  e vez por outra aparecia em Augusto Severo,hoje Campo Grande, para juntamente com o seu Vovô Birico  (vionista e  Tubista),  outros músicos e boêmios daquela cidade,infestarem ruas, praças, residências e bares de boa musica. Tocavam por horas sem parar; valsas, chorinhos, rumbas,sambas, mambos etc . Incansáveis e divertidos o grande destaque era a sonoridade, o bom gosto e vastidão do repertório e a virtuosidade daquele jovem e talentoso músico.
Ranieri que estudava clarinete com o professor Ronaldo Ferreira na EMUFRN e já era conhecido e respeitado  como grande clarinetista /saxofonista na capital e se preparava para fazer carreira militar, aproveitava as eventuais folgas para se deleitar nas suas raízes , berço e fonte de sua musicalidade.
Nesse tempo, a centenária Filarmônica Monsenhor Militão, passava por momentos difíceis, pois o seu mestre de tantos anos o saudoso Antonio da Pastora, cansado e doente, tivera que se afastar das suas atividades, ficando a banda sem mestre. Ranieri foi convidado para assumir os destinos daquela instituição musical e aceitou. A Universidade e a banda da aeronáutica perderam um excepcional musico e o RN, ganhava um dos melhores e dedicados mestres de banda de sua história.
Sabedor de que os mestres de banda por obra do oficio abandonam a carreira de instrumentistas, sempre instiguei o meu hoje colega, amigo e parceiro Ranieri,para que ele registrasse em CD, suas composições e algumas peças que fazem parte de sua vida musical. Eis aí o CD “RECORDANDO O PASSADO”.
Podemos nesse singelo, mas simbólico trabalho, conhecer o Ranieri instrumentista e compositor, seu bom gosto e refinamento, sua “ginga”e talento. Sei e compartilho da sua felicidade por mais essa conquista, que servirá para avivar em todos nós, a importância de se fazer e preservar  os valores culturais de uma música de alta qualidade, brasileiríssima e potiguarina, feita e trabalhada com esmero e amor. PARABÉNS!!!
Bembem Dantas – Mestre da Filarmônica de Cruzeta – RN

quinta-feira, 19 de julho de 2012

FESTIVAL DE BANDAS DE SANTA CRUZ



Filarmônica de Timbaúba dos Batistas fechara a noite de apresentações no FESTIVAL DE BANDAS DE SANTA CRUZ.


                                                 


                                                   programação




1º Dia – Sábado – 21/07

1. Filarmônica de Santa Cruz

2. Filarmônica de São Gonçalo do Amarante

3. Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas - Acari

4. Filarmônica de São Tomé

5. Banda de Música da Polícia Militar


2º Dia – Sábado – 22/07

1. Filarmônica 24 de Outubro - Cruzeta

2. Filarmônica 11 de Dezembro - Carnaúba dos Dantas

3. Filarmônica de Monte Alegre

4. Filarmônica de São Fernando

5. Filarmônica Elino Julião - Timbaúba dos Batistas



terça-feira, 17 de julho de 2012

Filarmônica "Elino Julião" participará mais uma vez do FESTIVAL DE BANDAS de Caicó 2012







                                        
                           DIA 27/06/2012  CAICÓ-RN

PROGRAMAÇÃO DO 3º FESTIVAL MAESTRO FELINTO LÚCIO DANTAS NA CIDADE DE SANTA CRUZ/RN




1º Dia – Sábado – 21/07

1. Filarmônica de Santa Cruz

2. Filarmônica de São Gonçalo do Amarante

3. Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas - Acari

4. Filarmônica de São Tomé

5. Banda de Música da Polícia Militar


2º Dia – Sábado – 22/07

1. Filarmônica 24 de Outubro - Cruzeta

2. Filarmônica 11 de Dezembro - Carnaúba dos Dantas

3. Filarmônica de Monte Alegre

4. Filarmônica de São Fernando

5. Filarmônica Elino Julião - Timbaúba dos Batistas



Informações enviadas pelo maestro Camilo Henrique

BANDAS, ASSOCIAÇÕES MUSICAIS E PESSOAS FÍSICAS SÃO CONTEMPLADAS NA ÁREA MUSICAL DO PROGRAMA BANCO DO NORDESTE DE CULTURA / PARCERIA BNDES 2012




ALDEIAS INFANTIS SOS BRASIL - FORTALECENDO A FILARMÔNICA HERMANN GMEINNER - CAICÓ RN

ANTÔNIO LUIZ DRUMMOND MIRANDA - PROJETO MUSICÁRIO - NATAL RN

ANTONIO RICARDO MOREIRA - CONEXÃO MUSICA PIAU - TERESINA PI

ASSOCIAÇÃO CERROCORAENSE DE CULTURA - CRIAÇÃO DA FILARMÔNICA JOVEM CERROCORAENSE - CERRO CORÁ RN

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA CULTURAL E MUSICAL LIRA 6 DE AGOSTO  - SONS DA VIDA: A MÚSICA COM(O) INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - PÉ DE SERRA BA

ASSOCIAÇÃO CULTURAL TALENTO SUZUKI PROJETO CASATALENTO - MANUTENÇÃO ESCOLA DE MÚSICA - NATAL RN

ASSOCIAÇÃO CURRAISNOVENSE DE MÚSICA - ACMUSIC QUARTETO DE CLARINETAS SONS DA SERRA - CURRAIS NOVOS RN

ASSOCIAÇÃO DOS CANTORES, COMPOSITORES E ARTISTAS SEMELHANTES - ACCAS FORTALECENDO A FILARMÔNICA JIMMY BRITO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ - SÃO JOSÉ DO SERIDÓ RN

ASSOCIAÇÃO MUSICAL DE SANTA CRUZ - 3º FESTIVAL MAESTRO FELINTO LÚCIO DANTAS - SANTA CRUZ RN

ASSOCIAÇÃO MUSICAL E CULTURAL DE CAVALEIRO - JOVEM CIDADÃO - JABOATÃO DOS GUARARAPES PE

ASSOCIAÇÃO MUSICAL PROFESSOR FRANSISCO PEDROSA - CONSERTOS E CONCERTOS - COQUEIRO SECO AL

ASSOCIAÇÃO MUSICAL UNIÃO LIRA PAULISTANA - ASSOCIAÇÃO MUSICAL UNIÃO LIRA PAULISTANA - FREI PAULO SE

ASSOCIAÇÃO SOCIEDADE DOS MÚSICOS DO EXTREMO SUL - PROEJTO ESCOLA ORQUESTRA SINFÔNICA DO DESCOBRIMENTO - PORTO SEGURO BA

CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ - REESTRUTURAÇÃO DA FILARMÔNICA JACINTO FIGUEIREDO MARTINS - MALHADOR SE

FILARMÔNICA BOM JESUS FILARMÔNICA BOM JESUS - A FÁBRICA DE MÚSICOS - MATRIZ DE CAMARAGIBE AL

FRANCISCO ALCIVAN VIEIRA ALVES - MÚSICA NO CAMPO MAJOR - SALES RN

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA - AQUISIÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA FILARMÔNICA MAESTRO JOSÉ CARLOS DE SOUZA - LAGOA NOVA RN

SOCIEDADE FILARMÔNICA EUTERPE SÃO BENEDITO - COMPLEMENTO INSTRUMENTAL - PIAÇABUÇU AL

SOCIEDADE FILARMÔNICA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO -CURSOS DE CAPACITAÇÃO EM MÚSICA DA FILARMÔNICA NSC - ITABAIANA SE

SOCIEDADE MUSICAL CURICA - AMPLIANDO HORIZONTES - ANO III GOIANA PE

Veja demais contempladas na área musical clicando aqui

Inscrições para cursos gratuitos do PRONATEC continuam até sexta POR IANNE, EM 17.07.2012



Foram prorrogadas até o dia 20 as inscrições para os cursos gratuitos do PRONATEC, oferecidas em parceria com a Escola de Música da UFRN. Os cursos de qualificação profissional oferecidos são Produção Cultural, Iluminação Cênica e Regência Coral. Alunos do ensino médio de escolas públicas, trabalhadores munidos de PIS ou beneficiários do Cadastro Único, ou transferência de renda podem participar. As aulas serão aos sábados na Escola de Música da UFRN, e oferecerão auxílio alimentação e transporte para os alunos.
Inscrições prorrogadas até o dia 20 de julho.
Alunos do ensino médio devem realizar a inscrição através do site: http://www.pronatec.rn.gov.br/inscricao.aspx
A inscrições de trabalhadores e beneficiários deve ser feita diretamente na Escola de Música, na sala da Coordenação de Eventos, das 8h ao meio-dia.
Telefone para informações: 32153633 ( 8h ao meio-dia).
Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos. Os destaques do Pronatec são:
  • a criação da Bolsa-Formação;
  • a criação do FIES Técnico;
  • a consolidação da Rede e-Tec Brasil;
  • o fomento às redes estaduais de EPT por intermédio do Brasil Profissionalizado;
  • a expansão da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (EPT).
A principal novidade do Pronatec é a criação da Bolsa-Formação, que permitirá a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação. Oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social, esses cursos presenciais serão realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de EPT e por unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o SENAC e o SENAI.
Há dois tipos de Bolsa-Formação: a Estudante e a Trabalhador. Na Bolsa-Formação Estudante, cursos técnicos com a partir de 800 horas serão destinados a alunos das redes públicas de ensino médio. Já a Bolsa-Formação Trabalhador oferecerá cursos de qualificação a pessoas em vulnerabilidade social e trabalhadores de diferentes perfis. Em ambos os casos, os beneficiários terão direito a cursos gratuitos e de qualidade, a alimentação, a transporte e a todos os materiais escolares necessários que possibilitarão a posterior inserção profissional dos beneficiários.
Além de criar a Bolsa-Formação, a Lei nº 12.513 amplia o alcance do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior , que passa a ser chamado de Fundo de Financiamento Estudantil e financiará a oferta de cursos em escolas particulares de EPT. O fundo proverá mais duas linhas de crédito, uma para que estudantes possam realizar cursos técnicos e outra para empresas que desejem oferecer cursos técnicos ou de Formação Inicial e Continuada a seus funcionários ou à comunidade.
Também fazem parte do Pronatec ações já em operação pelo MEC. Nesse contexto, merece destaque a expansão da Rede e-Tec Brasil (Decreto N. 7.589, de 26 de Outubro de 2011), que amplia e democratiza a EPT por intermédio da oferta de cursos a distância a partir de centenas de polos pelo país inteiro. Os recursos virão do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), dos serviços nacionais de aprendizagem e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para suprir a demanda por cursos de qualidade, o Ministério da Educação fomentará também um esforço nacional para ampliar as redes públicas de Educação Profissional e Tecnológica. Nesse contexto, serão disponibilizados novos financiamentos às redes estaduais, que poderão ampliar e equipar suas escolas por intermédio do Brasil Profissionalizado.
Além disso, já foi lançada a terceira fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – que ganhará novos campi em todas as 27 unidades da Federação. Com cerca de 140 campi em 2002 e 354 atualmente, a rede contará com 562 até 2014.

PROGRAMAÇÃO DO 3º FESTIVAL MAESTRO FELINTO LÚCIO DANTAS NA CIDADE DE SANTA CRUZ/RN





1º Dia – Sábado – 21/07

1. Filarmônica de Santa Cruz

2. Filarmônica de São Gonçalo do Amarante

3. Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas - Acari

4. Filarmônica de São Tomé

5. Banda de Música da Polícia Militar


2º Dia – Sábado – 22/07

1. Filarmônica 24 de Outubro - Cruzeta

2. Filarmônica 11 de Dezembro - Carnaúba dos Dantas

3. Filarmônica de Monte Alegre

4. Filarmônica de São Fernando

5. Filarmônica Elino Julião - Timbaúba dos Batistas

Informações enviadas pelo maestro Camilo Henrique

convite para o lançamento do CD de RANIERE SOARES


segunda-feira, 9 de julho de 2012



ATENÇÃO MÚSICOS E MAESTROS! HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA INSCRIÇÃO NO CURSO DE REGÊNCIA DE BANDAS A SER REALIZADO PELA UFRN NO SERIDÓ



O maestro Bembém avisa aos interessados em participarem do “Curso Técnico em Regência de Bandas” que enviem a ficha de inscrição para pré-cadastro ainda hoje – 06 de julho de 2012 – para o seu e-mail para que o mesmo possa encaminhar para a Escola de Música da UFRN.

O referido maestro ainda avisa que essa pré-inscrição não configura-se como a matrícula, mas serve como base para a formação das turmas.

Seria importante incentivar também todos os músicos e alunos das bandas a participarem desse curso o qual pode ser classificado na ficha d inscrição como auxiliar da banda a qual faz parte.


Não será necessário profundos conhecimentos musicais, mas , que tenha alguma identificação com a arte de liderar e afinidades com a profissão.


A data de Início do curso, dias e horários, término do curso, tolerância de faltas, ajuda de locomoção, estadia e alimentação serão estabelecidos a partir desse pré-cadastro.


O curso deverá ter início na segunda quinzena de julho: a UFRN, tem uma proposta de fazer os 15 dias interruptos, existe também a proposta de 6 semanas de sexta a domingo. Peço que opinem sobre isto.


PS: A UFRN a pedido do candidato, solicitará dispensa do trabalho para fins de formação técnica o que é previsto em lei.

Informações enviadas pelo maestro Bembém Dantas

terça-feira, 3 de julho de 2012

BANCO DO BRASIL ABRE EDITAL 2013




Banco do Brasil publicou edital para selecionar projetos que receberão patrocínio da instituição, para apoio no ano de 2013, e cuja data de envio de propostas é dia 31 de julho.
O conceito de patrocínio do BB é “apoio financeiro concedido a projetos de iniciativas de terceiros, com o objetivo de divulgar atuação, fortalecer conceito,  agregar valor à marca, incrementar vendas, gerar reconhecimento ou ampliar relacionamento do patrocinador com seus públicos de interesse.”
O BB dá prioridade aos critérios abaixo, conforme constantes no edital, e não recebe projetos sociais que se enquadrem na atuação da Fundação Banco do Brasil:
"a) visibilidade – percepção da marca Banco do Brasil pelo público, proporcionada pelas ações de comunicação compreendidas no escopo do projeto;
b) fortalecimento da marca BB – colaboração do projeto para potencializar o reconhecimento da marca Banco do Brasil ou marcar seu posicionamento junto a segmentos específicos de públicos ou à sociedade em geral, a curto, médio e longo prazos;
c) potencial de relacionamento – capacidade do projeto de proporcionar oportunidade de aprofundar o relacionamento institucional e negocial do Banco do Brasil com seus clientes efetivos e potenciais;
d) relevância das contrapartidas – qualidade e efetividade das propriedades oferecidas pelo projeto frente à cota de patrocínio solicitada;
e) potencial mercadológico – contribuição do projeto para a geração de negócios para o Banco do Brasil;
f) brasilidade – presença, no projeto, de premissas que contribuam para a preservação da identidade nacional e que enalteçam e divulguem valores culturais genuinamente brasileiros;
g) inovação – colaboração do projeto para a construção e divulgação de iniciativas inovadoras para as comunidades locais e o País;
h) sustentabilidade – aderência do projeto às melhores práticas de sustentabilidade, com ênfase às que priorizem a preservação dos recursos hídricos nacionais;
i) responsabilidade social – promoção do desenvolvimento humano e ações de orientação social;
j) democratização – igualdade de oportunidade e acesso a produtos e serviços resultantes da implementação dos projetos patrocinados;
k) distribuição geográfica – distribuição dos projetos pelo território nacional que valorizem a comunicação regionalizada;
l) promoção da cidadania – colaboração do projeto para a promoção da cidadania, do respeito à igualdade e as questões raciais, de gênero e de orientação sexual;
m) desdobramento educacional – desdobramentos educacionais e/ou de capacitação técnica proporcionados pelo projeto;
n) acessibilidade – previsão de acesso especial para pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência física, sensorial ou cognitiva, de forma segura e autônoma, aos espaços onde se realizam os eventos ou aos produtos e serviços oriundos dos patrocínios;
o) aderência à estratégia de atuação do Banco do Brasil – alinhamento à estratégia de atuação mercadológica e institucional do Banco do Brasil;
p) oportunidade – projetos que explorem o cenário de oportunidades criado no Brasil pelos grandes eventos esportivos, como o mundial de futebol e os jogos olímpicos, principalmente nas respectivas cidades-sede, bem como, projetos que tenham projeção nacional ou que estejam aderentes a temas objeto de relevante debate público."
As inscrições, o edital completo e mais informações podem ser encontradas na página: http://bb.com.br//portalbb/page3,102,3707,0,0,1,6.bb?
codigoMenu=1193&codigoNoticia=7590&codigoRet=5556&bread=4

FILARMÔNICA ELINO JULIÃO convidada a participar do Festival Felinto lúcio Dantas da cidade Santa Cruz-RN



I Encontro de Clarinetista da Região Potengi.




 Segue a programação do I Encontro de Clarinetistas da Região Potengi que se realizará na cidade de São Tomé RN entre os dias 12- 13 e 14 de julho. 

Infelizmente não poderemos oferecer estadia e alimentação para os participantes, mas aqueles que poderem e se enteressarem em participar do evento devem me enviar um email com o nome dos participantes, podendo participar também de apenas um dia; portanto devem me enviar no email o dia que iram participar. 

A título de informação Fernanda Santos é Bacharel em Clarinete e os demais professores Ronaldo Ferreira, João Paulo e Amandy Bandeira são mestres e professores de Clarinete da Escola de Música da UFRN dos cursos técnico e Bacharelado. 

Abraços

Paula Francinete

paulaclarone@hotmail.com
91607608







Associação de Jovens, Ação e Cidadania.
I Encontro de Clarinetista da Região Potengi.



                                                        Programação:



12/07/12Quinta-Feira.
08:00h/08:20h – Acolhida e Credenciamento
08:30h/09:50h – Master Classe 01:
  •        Fernanda Santos (Técnica básica para clarinete).

10:00h/11:30h – Palestra 01: Professor Ms. Amandy Bandeira
  •         Manutenção de Palheta.

12:00h: Almoço
14:00h/15:30h – Master Classe:
  •        Professor Ms. Amandy Bandeira.

16:00h/17:00h – Palestra: Professor Ms. Amandy Bandeira
  •    A origem e evolução da clarineta.

19:30hs - Concerto de Abertura: Filarmônica São Tomé.
13/07/12Sexta.
08:30h/09:50h – Master Classe 01:
  •          Fernanda Santos (Técnica básica para clarinete).

10:00h/11:30h – Master Classe:
·         Professor Ms. João Paulo.
12:00h: Almoço.
14:00h/15:30h – Master Classe e Palestra.
  • Professor Ms. Ronaldo Ferreira

·         O Clarinete na música popular; e sua trajetória como clarinetista.
16:00h/17:00h – Master Classe
  •      Professor Ms. João Paulo.

18:00h: Jantar
19:30h: Recital de Professores e Alunos.
  •        Professores Ms. Ronaldo Ferreira e Ms. João Paulo.

·         Duo Baião de Dois.
·         Quarteto.
14/07/12 – Sábado.
09:00h/11:00h – Master Classe.
  •       Fernanda Santos (Técnica básica para clarinete).

12:00h: Almoço.
14:00h/16:30h – Ensaio Geral do Grupo de Clarinetes.
18:00h: Jantar
19:30h: Recital de Encerramento:
  •     Professor Ms. Ronaldo Ferreira.

·         Apresentação dos alunos.

O PROJETO

Sabendo da realidade social do Brasil hoje, e da política de alienação do mercado fonográfico assim como a mídia em geral que atinge cada vez mais principalmente as crianças e os jovens do nosso país, a Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas vem desenvolvendo um trabalho de conscientização através da música, onde propõe atrair á essa juventude, para que elas mesmas sejam as propagadoras das riquezas culturais do seu povo, fazendo assim com que suas representações obtenham oportunidades, meios e ferramentas para conter a própria realidade em que vivem, porque eles são presas fáceis para o mundo das drogas, bebidas alcoólicas e prostituição.

Um dos problemas que são enfrentados em trabalhos sociais como esse, no interior, é a falta de oportunidade, a realidade das cidades interioranas são desfavoráveis e até mesmo escassas quando se fala de oportunidade.

A preocupação na falta de oportunidade para os adolescentes principalmente, é que: eles estão prontos para transformar qualquer desejo em ação, e vendo por esse lado, a falta de oportunidade gera necessidade.

Se refletirmos sobre esta realidade, os jovens são obrigados muitas vezes ainda em idade escolar, a abandonar a escola para trabalhar e ajudar nas despesas familiares ou até mesmo para se dedicar precocemente a uma nova vida que ainda não cabe a eles.

A necessidade pela falta de oportunidade tem correlações com os problemas sociais, e se adolescência significa crescer, desenvolver, basta criar opções para que essas pessoas tenham uma oportunidade na vida para desenvolverem seus talentos, e assim no futuro ter uma chance de viver dignamente.

No Brasil, as políticas públicas para a juventude têm aumentado consideravelmente. Mas, ainda é muito pouco para um país tão rico culturalmente, onde pode utilizar sua forte influência para o desenvolvimento sociocultural.

E um grande exemplo dessa realidade, é as bandas de música, que só no Rio Grande do Norte envolve mais de 10.000 (DEZ MIL) Pessoas, entre jovens, crianças e adolescentes que procuram através da música um futuro melhor e encontram ainda mais, uma forma de divulgar, crescer, valorizar a cultura do seu povo.

Na oportunidade, á (ACUST) propõe dar seguimento ao trabalho que vem desenvolvendo na comunidade desde 2010, dando mais apoio e chance para mais uma criança descobrir seu valor, não só musicalmente, mas mostrando para comunidade e para ela mesma, que ela é capais de ser uma grande cidadã, e ainda podendo contribuir para o desenvolvimento do seu município, do seu país e do mundo.

A Cidade

A Cidade

Timbaúba dos Batistas é uma cidade da região de seridó no Rio Grande do Norte. Distante 282 km da capital, Natal, a cidade possui uma área urbana de 75 km² e uma densidade demográfica de 17,5 hab/km². Timbaúba é uma cidade pequena com 2 380 habitantes.

O nome da cidade vem de uma árvore chamada pelos índios de “timbóiba” que significa árvore de espuma. Os índios a chamam assim pois seu fruto produz uma espécie de espuma que é utilizada como sabão. Além disso, o nome do município também está associado ao nome de uma das primeiras famílias a chegar à região, os Batistas.

Nos idos do século XVIII as terras férteis de Timbaúba já eram habitadas e o Tenente-Coronel Manoel de Souza Forte era o proprietário do Termo da Vila do Príncipe, área onde está localizado o município de Timbaúba dos Batistas. A região começou a se desenvolver em meados do século XIX, quando o Major José Batista dos Santos fundou nas terras frescas do vale a fazenda Timbaúba. Ali teve início a grande atividade de plantio de canaviais, ensejando uma produção de aguardente e rapadura.

O povoado de Timbaúba, no ano de 1942, já era visto por Anfilóquio Câmara como um dos mais ricos do Seridó por manter uma agricultura sempre forte, destacando-se no cultivo de cana-de-açúcar.

No dia 10 de maio de 1962, por força da Lei no 2.774, o povoado desmembrou-se de Caicó tornando-se município com o nome de Timbaúba dos Batistas, numa homenagem a família de pioneiros responsáveis pelo engrandecimento do município. Em 1° de janeiro de 1964, foi instalada a sede municipal, tomando posse como prefeito o Sr. Hisbelo Batista de Araújo.

TIMBAúBA DOS BATISTAS-RN

TIMBAúBA DOS BATISTAS-RN
visão aerea

HISTÓRICO DA BANDA FILARMÔNICA ELINO JULIÃO


A banda Filarmônica “Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas foi fundada em 03 de Março de 2010. Com a finalidade de qualificar os jovens dentro de suas próprias vocações, sentiu-se a necessidade de buscar uma parceria da prefeitura municipal de Timbaúba dos Batista com o governo do Estado do Rio Grande do Norte através do programa desenvolvimento solidário que indicou o senhor Humberto Carlos Dantas, carinhosamente conhecido como “Bembem” para viabilizar todas as providências necessárias, em seguida, depois de vencer todo o processo burocrático desde legalização da Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas (ACUST) que teve como sua primeira presidente Maria Aparecida do Nascimento, veio à elaboração do projeto e liberação dos recursos, para aquisição dos instrumentos musicais.

Depois de todo esse processo iniciou as aulas práticas e teóricas formando a banda propriamente dita.

Surgiu a ideia de dar nome à banda e foi colocado em votação que por unanimidade escolheram o nome do nosso conterrâneo e forrozeiro o artista popular “ELINO JULIÃO DA SILVA” que é motivo de orgulho para todos os seus conterrâneos pelo legado da sua história.

O maestro Mizael Cabral tem o cuidado em conjunto com a associação (ACUST) em parceria da prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas na ampliação de seus componentes e na modernização de seus instrumentos, de uma vez que, recentemente foi elaborado um projeto tendo sido aprovado no valor de 25 mil reais pelo ministério da Cultura para aquisição de novos instrumentos para a estruturação da banda.

Atende hoje cerca de 90 crianças na faixa etária de 8 a 21 anos, sendo 50 participantes da banda filarmônica e 40 nas turmas de teoria e flauta doce.

A banda tem representado a cultura Timbaubense em várias cidades seridoenses, aonde vem recebendo total apoio da prefeitura municipal através do prefeito Ivanildo Filho para as devidas apresentações.

A filarmônica nesse pequeno período de existência tem se destacado devido à dedicação e trabalho da sua ex-coordenadora Maria Aparecida do Nascimento, do coordenador atual Aloísio Vale de Araújo e do seu maestro Mizael Cabral que com sua visão inovadora, consideram a música como importante meio de inclusão social para transformação de uma sociedade mais digna e igualitária.

O MAESTRO

MIZAEL CABRAL


De família de músicos, Marcio Mizael da Silva é natural de Cruzeta RN. Iniciou seus estudos musicais aos 16 anos em 2003 com o Maestro Humberto Carlos Dantas, ( Bembem Dantas ), ingressando na banda Filarmônica de Cruzeta-RN como trompetista. Em 2004 fundou o Trio Cafuçú de trompetes, marcando o começo de sua carreira de compositor e arranjador. participou como aluno em diversos seminários de música promovido pela Fundação José Augusto (FJA) e AMUSIC em Cruzeta e em outra cidades do no interior do Estado, sendo monitor do I Seminário de Música de Natal-RN do professor, compositor e maestro Normando Carneiro no curso de Arranjo Orquestração.
Em 2006, ingressou no curso Técnico de trompete (EMUFRN) sobre a orientação do professor Ranilson Bezerra, concluindo em 2009.ainda em 2009 entrou no curso de graduação em trompete da EMUFRN, sobre orientação do professor Ranilson Bezerra e Antonio Carlos. Participou de vários grupos musicais entre eles: Big Band Jerimum Jazz (EMUFRN). Big Band jovem (EMUFRN). Orquestra Sinfônica (EMUFRN). Grupo de
Choro Nosso Choro (EMUFRN). Grupo de choro Quase as Seis (EMUFRN), Grupo de pífano (AMUSIC),grupo de choro Bem Brasileiro (AMUSIC).
Trio Cafuçú(AMUSIC). Grupo de choro Chorinho das Cinco (AJAC). Grupo de Trompetes (EMUFRN). Grupo de metais (EMUFRN). Grupo de Metais (AMUSIC). Em 2008 assumiu temporariamente a direção da Filarmônica de São Tomé-RN (AJAC). Fundou e dirige Grupo folclórico “Pé de Côco” de pífano e percussão - (AMUSIC), é integrante e diretor técnico do sexteto de metaisQuimporó(AMUSIC) professor e chefe do naipe e primeiro trompete daFilarmônica de Cruzeta(AMUSIC). Em 2010 fundou e dirige a Filarmônica “Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas RN (ACUST).
Percussionista nato, Mizael Cabral, como é conhecido no meio musical e artístico do RN, tem se destacado como compositor e arranjador para diversas formações musicais, em especial para Bandas de Música, tendo composto ou arranjado até o momento mais de 100 peças entre elas compôs peça para o CD do professor de trombone da UFRN Gilvando (azeitona) do professor Klenio Barros, e para banda Filarmônica SÃO TOMÉ-RN.
Mizael também é coordenador técnico da Associação Musical e Cultural do RN (AMUSIC) Cruzeta RN.

INSCRIÇÕES PARA TURMA DE TEORIA 2013

Inscrições abertas para turma de teoria musical da banda " Filarmônica Elino Julião" 2013 click no link e faça já a sua. https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGRuWnNnSEtidlpWR0xGaDdMRmFBR3c6MQ atenção. inscrição valida apenas para residentes em Timbaúba dos Batistas-RN Inscrições para turma de teoria musical 2013 da filarmônica "Elino julião" docs.google.com