AMANHÃ DIA 29/10/2013 FILARMÔNICA DE CRUZETA AS 9:30, ESTAREMOS NO CENTRO ADMINISTRATIVO( ESCOLA DE GOVERNO)NA SOLENIDADE DE ABERTURA DAS AÇÕES DO RN SUSTENTÁVEL.
“a música é essencial no processo de formação, não apenas porque é capaz de desenvolver a motricidade, a oralidade, a concentração, que é o que todo mundo defende. Mas por estreitar a relação que o ser humano tem com ele mesmo”. Maristela Mosca
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
AMANHÃ FILARMÔNICA DE CRUZETA-RN
AMANHÃ DIA 29/10/2013 FILARMÔNICA DE CRUZETA AS 9:30, ESTAREMOS NO CENTRO ADMINISTRATIVO( ESCOLA DE GOVERNO)NA SOLENIDADE DE ABERTURA DAS AÇÕES DO RN SUSTENTÁVEL.
SAUDAÇÕES
SAUDAÇÕES AMIGOS DO BLOG DA "FILARMôNICA ELINO JULIÃO".
FAZ MUITO TEMPO QUE NÃO POSTO NADA DA NOSSA QUERIDA "FILARMôNICA ELINO JULIÃO" NO BLOG POIS CONFESSO QUE ESTAVA SEM TEMPO PARA ISSO, MAS ESTOU DE VOLTA, MUITA COISA ACONTECEU NESTE TEMPO QUE NÃO POSTEI NADA, MUITOS CONCERTOS, ENCONTROS, EVENTOS QUE A FILARMÔNICA PARTICIPOU E QUE EU VOU POSTANDO NO DECORRER DO TEMPO.
OBRIGADO A TODOS PELA PACIÊNCIA, PELA VISITA E ATENÇÃO.
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
Seminário de musica de Carnaúba dos Dantas-RN 2013 (Filarmônica Elino Julião)
Esses foram alguns momentos da "Filarmônica Elino Julião" durante o seminário de musica que aconteceu em Carnaúba dos Dantas-RN. Foram momentos de aprendizagens, diversão, estresses, mas também de muitas alegrias. Tivemos o privilegio de assistir diversas bandas de música em frente à igreja matriz, o privilegio de tocarmos juntos com músicos inclusive professores de nível internacional como: o professor de saxofone Eugênio Graça (Portugal), o privilegio de conhecer e ter aula com querida professora de flauta Margareth Keller (suíça) que em suas palavras nos elogiou pela" educação e pelo carisma", é o privilegio de conhecer o MONTE do GALO um dois mais famosos do estado do RN.
Momentos como esses são importantes para esses jovens, pois nós estamos passando por momentos difíceis em nossa sociedade onde eles têm acesso fácil a drogas das mais diversas, e é em momentos como esse, que eles podem ver que realmente temos opções melhores ao invés de estrarem nas ruas fazendo oque não é devido e principalmente os que os pais não queiram.
Ano passado (2012) conseguimos aprovar um projeto de 25 mil reais pelo (MINC) (http://www.cultura.gov.br/) e só esse anos conseguimos pagar a prestação de contas por esforço do próprio grupo, através de cachês recebidos por apresentações que fizemos fora da nossa cidade, pelo fato se sermos uma associação sem fins lucrativos, os seja, todo o “bem” recebido, seja financeiro ou não, é devidamente direcionado ao crescimento do grupo e assim podemos orientar melhor essas crianças jovens ao caminho do bem.
Esse ano (2013) que ainda não acabou, estamos lutando para conseguirmos mais instrumentos para suprir a necessidade de alunos e para a aquisição de uma sede própria, pois como sabemos trabalhos em uma casa de cultura do Governo do estado do Rio Grande do Norte onde a mesma não oferece espaço nem tratamento acústico para o funcionamento da Filarmônica, e por ser no centro da cidade, precisamos aceitar que realmente, os sons dois instrumentos quando os alunos estão estudando “incomoda”.
Por fim, gostaria de parabenizar aos alunos pela dedicação e esforço e dizer que estamos juntos e prontos para novos desafios, pois o ser humano é assim:
“vivemos de superações, se não deu certo hoje, amanhã dará”.
Abraço
MIZAEL CABRAL -
quinta-feira, 11 de julho de 2013
quarta-feira, 19 de junho de 2013
MAIS UM CONCERTO DA "FILARMÔNICA ELINO JULIÃO" EM CAICÓ-RN
Quero aqui convidar a todos para mais uma apresentação da querida “filarmônica Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas-RN que será realizada na 40º exposição agropecuária do Seridó. O evento está marcado para os dias 21 e 22 de junho no parque de exposições Monsenhor Walfredo Gurgel em CAICÓ-RN e a “filarmônica Elino Julião” se apresentará no dia 21/06/2013 sexta-feira às 19 horas. Iremos tocar um repertório totalmente nordestino com musicas de “Elino Julião” ,Luiz Gonzaga, Dogival Dantas, Genival Lacerda.
AGUARDAREMOS A SUA VALIOSA PRESENÇA.
Mizael Cabral
Maestro
terça-feira, 4 de junho de 2013
FILARMÔNICA ELINO JULIÃO NA FEIRA DO ARTESANATO 2013 (CAICÓ-RN)
No ultimo sábado dia 1 de junho a filarmÔnica "Elino julião se apresentou em Caicó dentro da programação da Feira do artesanato. É sempre muito prazeroso ver esses meninos e meninas se apresentando, pois vejo no olho de cada um deles o prazer que eles tem em mostrar o talento do povo brasileiro e o talento do povo Timbaubense que a cada apresentação eles se superam diante das dificuldade mostrando que com força de vontade e determinação somos capais de fazer um bom trabalho. PARABÉNS FILARMÔNICA "ELINO JULIÃO" PARABÉNS TIMBAÚBA DOS BATISTAS PELOS FILHOS TALENTOSOS QUE TEM, E QUE VENHA O CONCERTO JUNINO.
O PROJETO
Sabendo da realidade social do Brasil hoje, e da política de alienação do mercado fonográfico assim como a mídia em geral que atinge cada vez mais principalmente as crianças e os jovens do nosso país, a Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas vem desenvolvendo um trabalho de conscientização através da música, onde propõe atrair á essa juventude, para que elas mesmas sejam as propagadoras das riquezas culturais do seu povo, fazendo assim com que suas representações obtenham oportunidades, meios e ferramentas para conter a própria realidade em que vivem, porque eles são presas fáceis para o mundo das drogas, bebidas alcoólicas e prostituição.
Um dos problemas que são enfrentados em trabalhos sociais como esse, no interior, é a falta de oportunidade, a realidade das cidades interioranas são desfavoráveis e até mesmo escassas quando se fala de oportunidade.
A preocupação na falta de oportunidade para os adolescentes principalmente, é que: eles estão prontos para transformar qualquer desejo em ação, e vendo por esse lado, a falta de oportunidade gera necessidade.
Se refletirmos sobre esta realidade, os jovens são obrigados muitas vezes ainda em idade escolar, a abandonar a escola para trabalhar e ajudar nas despesas familiares ou até mesmo para se dedicar precocemente a uma nova vida que ainda não cabe a eles.
A necessidade pela falta de oportunidade tem correlações com os problemas sociais, e se adolescência significa crescer, desenvolver, basta criar opções para que essas pessoas tenham uma oportunidade na vida para desenvolverem seus talentos, e assim no futuro ter uma chance de viver dignamente.
No Brasil, as políticas públicas para a juventude têm aumentado consideravelmente. Mas, ainda é muito pouco para um país tão rico culturalmente, onde pode utilizar sua forte influência para o desenvolvimento sociocultural.
E um grande exemplo dessa realidade, é as bandas de música, que só no Rio Grande do Norte envolve mais de 10.000 (DEZ MIL) Pessoas, entre jovens, crianças e adolescentes que procuram através da música um futuro melhor e encontram ainda mais, uma forma de divulgar, crescer, valorizar a cultura do seu povo.
Na oportunidade, á (ACUST) propõe dar seguimento ao trabalho que vem desenvolvendo na comunidade desde 2010, dando mais apoio e chance para mais uma criança descobrir seu valor, não só musicalmente, mas mostrando para comunidade e para ela mesma, que ela é capais de ser uma grande cidadã, e ainda podendo contribuir para o desenvolvimento do seu município, do seu país e do mundo.
A Cidade
A Cidade
Nos idos do século XVIII as terras férteis de Timbaúba já eram habitadas e o Tenente-Coronel Manoel de Souza Forte era o proprietário do Termo da Vila do Príncipe, área onde está localizado o município de Timbaúba dos Batistas. A região começou a se desenvolver em meados do século XIX, quando o Major José Batista dos Santos fundou nas terras frescas do vale a fazenda Timbaúba. Ali teve início a grande atividade de plantio de canaviais, ensejando uma produção de aguardente e rapadura.
O povoado de Timbaúba, no ano de 1942, já era visto por Anfilóquio Câmara como um dos mais ricos do Seridó por manter uma agricultura sempre forte, destacando-se no cultivo de cana-de-açúcar.
No dia 10 de maio de 1962, por força da Lei no 2.774, o povoado desmembrou-se de Caicó tornando-se município com o nome de Timbaúba dos Batistas, numa homenagem a família de pioneiros responsáveis pelo engrandecimento do município. Em 1° de janeiro de 1964, foi instalada a sede municipal, tomando posse como prefeito o Sr. Hisbelo Batista de Araújo.
TIMBAúBA DOS BATISTAS-RN
HISTÓRICO DA BANDA FILARMÔNICA ELINO JULIÃO
A banda Filarmônica “Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas foi fundada em 03 de Março de 2010. Com a finalidade de qualificar os jovens dentro de suas próprias vocações, sentiu-se a necessidade de buscar uma parceria da prefeitura municipal de Timbaúba dos Batista com o governo do Estado do Rio Grande do Norte através do programa desenvolvimento solidário que indicou o senhor Humberto Carlos Dantas, carinhosamente conhecido como “Bembem” para viabilizar todas as providências necessárias, em seguida, depois de vencer todo o processo burocrático desde legalização da Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas (ACUST) que teve como sua primeira presidente Maria Aparecida do Nascimento, veio à elaboração do projeto e liberação dos recursos, para aquisição dos instrumentos musicais.
Depois de todo esse processo iniciou as aulas práticas e teóricas formando a banda propriamente dita.
Surgiu a ideia de dar nome à banda e foi colocado em votação que por unanimidade escolheram o nome do nosso conterrâneo e forrozeiro o artista popular “ELINO JULIÃO DA SILVA” que é motivo de orgulho para todos os seus conterrâneos pelo legado da sua história.
O maestro Mizael Cabral tem o cuidado em conjunto com a associação (ACUST) em parceria da prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas na ampliação de seus componentes e na modernização de seus instrumentos, de uma vez que, recentemente foi elaborado um projeto tendo sido aprovado no valor de 25 mil reais pelo ministério da Cultura para aquisição de novos instrumentos para a estruturação da banda.
Atende hoje cerca de 90 crianças na faixa etária de 8 a 21 anos, sendo 50 participantes da banda filarmônica e 40 nas turmas de teoria e flauta doce.
A banda tem representado a cultura Timbaubense em várias cidades seridoenses, aonde vem recebendo total apoio da prefeitura municipal através do prefeito Ivanildo Filho para as devidas apresentações.
A filarmônica nesse pequeno período de existência tem se destacado devido à dedicação e trabalho da sua ex-coordenadora Maria Aparecida do Nascimento, do coordenador atual Aloísio Vale de Araújo e do seu maestro Mizael Cabral que com sua visão inovadora, consideram a música como importante meio de inclusão social para transformação de uma sociedade mais digna e igualitária.