Contém
apanhados de diversos textos e exercícios para violão e guitarra, sobre
diversos assuntos: escalas, riffs e licks,exercícios
para mão direita e esquerda, técnicas de improvisação etc., e ainda
importantes textos meus (creio eu!) sobre pedaleiras, digitação na guitarra,
fraseologia musical etc.
Destaques:
- princípios de áudio e de efeitos de guitarra, com apêndice especial sobre a pedaleira ZOOM 505;
- digitação
sistemática, meu "revolucionário" princípio de digitação
de escalas, arpejos e leitura (etc., etc...) no braço da guitarra, violão e
baixo;
-
fraseologia musical, texto com exercícios sobre princípios de
construção e sentido de melodias (motivos, frases, cadências - importante
para solos e improvisos);
-
programação de estudo, com dicas sobre como estudar violão, que
princípios seguir, quanto tempo dedicar para cada tipo de estudo etc.
|
||
O
projeto mais ambicioso desta coleção, ainda está em construção, e pretende
dar condições de se introduzir profundamente na prática do blues. Cada música
trazcifras, partituras e tablaturas de riffs,solos,
linhas de baixo etc., a traduçãodas letras e biografias dos
artistas envolvidos.
Destaques:
- BLUES: texto completo, com história, principais nomes, gravações, escalas, técnicas etc.;
- grandes nomes do blues tradicional:Robert Johnson, Muddy
Waters, Howling Wolf, Little Walter, BB King, Steve Ray Vaughan, etc.;
- blues rock: Eric Clapton, Jimi Hendrix, Beatles,
Led Zeppelin, Deep Purple etc.;
-
exemplos de blues brasileiro: Raul Seixas, Rita Lee, Secos e Molhados, Legião
Urbana, Barão Vermelho etc.
- jazz blues: Herbie Hancock, John Coltrane, Charlie
Parker etc.
|
||
Um
apanhado de mais de 150 peças para estudo do violão erudito,
a maioria de nível iniciante (0 a 2 anos de estudo).
Destaques:
- violão solo, duos, trios e quartetos; - uma breve história do violão (alaúde, vihuela, biografias etc.);
- internet, peças
recolhidas de sites com partituras gratuitas;
- gravações minhas
de dezenas de peças selecionadas.
|
||
Ana
Carolina, Cássia Eller, Kid Abelha, Maria Rita, Zélia Duncan etc.
|
||
A maioria
das músicas tirada de songboksespecializados.
|
||
A maioria
das músicas do Djavan tirada de songboks especializados.
|
||
A maioria
das músicas tirada de songboksespecializados.
|
||
Tom
Jobim e parceiros, essencialmente.
A maioria
das músicas tirada de songboksespecializados.
|
||
Todas
as músicas tiradas de songboksespecializados.
|
||
Led Zeppelin, Deep Purple, Iron Maiden, Helloween etc.
|
||
Van Hallen, Metallica, Steve Vai, Guns'n'Roses etc.
A
maioria tirada de publicações especializadas.
|
||
Cazuza,
Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Titãs etc.
|
||
Charlie
Brown Jr, Capital Inicial, Skank etc.
|
||
Beatles, Creedence Clearwater Revival, Pink Floyd etc.
|
||
Beatles,
Bob Marley, Doors, Elton John, Gonzaguinha Jethro Tull, Jimi Hendrix, Led
Zeppelin, Rita Lee, Raul Seixas, Secos e Molhados, Sex Pistols etc.
(um
pouco de cada)
|
||
Nirvana, Pearl Jam, Red Hot Chili Peppers etc.
|
||
Oficina
G3, Resgate, Voz da Verdade, Vineyard Brasil, Padre Marcelo Rossi, Vida Reluz
etc. -- a maioria tirada de publicações especializadas.
|
||
Avril Lavigne, Blink 182, Creed, Elton John, Green Day,
Oasis, etc.
|
||
Standarts do repertório de jazz,
fusion e soul, retirados em sua maioria do New Real Book de
jazz. Cópias das partituras em formato gif!
|
||
Standarts do repertório de jazz,
fusion e soul, retirados em sua maioria do New Real Book de
jazz. Cópias das partituras em formato gif!
|
||
Todas
as músicas retiradas de publicações especializadas.
|
||
Transcrições
detalhadas e precisas de clássicos do rock, disponíveis pela Internet em
arquivos do programa Powertab.
|
||
Bruno e Marrone, Rio Negro e Solimões, Zezé di Camargo e Luciano
etc.
|
||
Nomes
que já apareceram em outras pastas e outros: Adriana Calcanhoto, Cidade
Negra, O Rappa etc.
|
||
Partituras e cifras para contrabaixo, em vários gêneros musicais
diferentes (big bands, funk, disco 70 etc.), remanescentes do repertório da
Orquestra Mofarrej (maiores informações na página sobre meus trabalhos musicais), com o objetivo de criar um
repertório e uma familiaridade de gêneros para baixistas.
|
||
Músicas
incorporadas durante o ano de 2005 (vários gêneros e estilos)
|
||
Músicas
incorporadas durante o ano de 2006 (vários gêneros e estilos)
|
||
Músicas
e materiais incorporadas durante os anos de 2007 e 2008, derivadas
especialemnte do repertório de minhas aulas de instrumento na USC - Universidade do Sagrado Coração(Bauru/SP)
(vários gêneros e estilos - destaque JAZZ, violão erudito
brasileiro, etc.)
|
||
“a música é essencial no processo de formação, não apenas porque é capaz de desenvolver a motricidade, a oralidade, a concentração, que é o que todo mundo defende. Mas por estreitar a relação que o ser humano tem com ele mesmo”. Maristela Mosca
quarta-feira, 6 de junho de 2012
PASTAS DE REPERTÓRIO de MUSICA POPULAR BRASILEIRA
O PROJETO
Sabendo da realidade social do Brasil hoje, e da política de alienação do mercado fonográfico assim como a mídia em geral que atinge cada vez mais principalmente as crianças e os jovens do nosso país, a Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas vem desenvolvendo um trabalho de conscientização através da música, onde propõe atrair á essa juventude, para que elas mesmas sejam as propagadoras das riquezas culturais do seu povo, fazendo assim com que suas representações obtenham oportunidades, meios e ferramentas para conter a própria realidade em que vivem, porque eles são presas fáceis para o mundo das drogas, bebidas alcoólicas e prostituição.
Um dos problemas que são enfrentados em trabalhos sociais como esse, no interior, é a falta de oportunidade, a realidade das cidades interioranas são desfavoráveis e até mesmo escassas quando se fala de oportunidade.
A preocupação na falta de oportunidade para os adolescentes principalmente, é que: eles estão prontos para transformar qualquer desejo em ação, e vendo por esse lado, a falta de oportunidade gera necessidade.
Se refletirmos sobre esta realidade, os jovens são obrigados muitas vezes ainda em idade escolar, a abandonar a escola para trabalhar e ajudar nas despesas familiares ou até mesmo para se dedicar precocemente a uma nova vida que ainda não cabe a eles.
A necessidade pela falta de oportunidade tem correlações com os problemas sociais, e se adolescência significa crescer, desenvolver, basta criar opções para que essas pessoas tenham uma oportunidade na vida para desenvolverem seus talentos, e assim no futuro ter uma chance de viver dignamente.
No Brasil, as políticas públicas para a juventude têm aumentado consideravelmente. Mas, ainda é muito pouco para um país tão rico culturalmente, onde pode utilizar sua forte influência para o desenvolvimento sociocultural.
E um grande exemplo dessa realidade, é as bandas de música, que só no Rio Grande do Norte envolve mais de 10.000 (DEZ MIL) Pessoas, entre jovens, crianças e adolescentes que procuram através da música um futuro melhor e encontram ainda mais, uma forma de divulgar, crescer, valorizar a cultura do seu povo.
Na oportunidade, á (ACUST) propõe dar seguimento ao trabalho que vem desenvolvendo na comunidade desde 2010, dando mais apoio e chance para mais uma criança descobrir seu valor, não só musicalmente, mas mostrando para comunidade e para ela mesma, que ela é capais de ser uma grande cidadã, e ainda podendo contribuir para o desenvolvimento do seu município, do seu país e do mundo.
A Cidade
A Cidade
Nos idos do século XVIII as terras férteis de Timbaúba já eram habitadas e o Tenente-Coronel Manoel de Souza Forte era o proprietário do Termo da Vila do Príncipe, área onde está localizado o município de Timbaúba dos Batistas. A região começou a se desenvolver em meados do século XIX, quando o Major José Batista dos Santos fundou nas terras frescas do vale a fazenda Timbaúba. Ali teve início a grande atividade de plantio de canaviais, ensejando uma produção de aguardente e rapadura.
O povoado de Timbaúba, no ano de 1942, já era visto por Anfilóquio Câmara como um dos mais ricos do Seridó por manter uma agricultura sempre forte, destacando-se no cultivo de cana-de-açúcar.
No dia 10 de maio de 1962, por força da Lei no 2.774, o povoado desmembrou-se de Caicó tornando-se município com o nome de Timbaúba dos Batistas, numa homenagem a família de pioneiros responsáveis pelo engrandecimento do município. Em 1° de janeiro de 1964, foi instalada a sede municipal, tomando posse como prefeito o Sr. Hisbelo Batista de Araújo.
TIMBAúBA DOS BATISTAS-RN
HISTÓRICO DA BANDA FILARMÔNICA ELINO JULIÃO
A banda Filarmônica “Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas foi fundada em 03 de Março de 2010. Com a finalidade de qualificar os jovens dentro de suas próprias vocações, sentiu-se a necessidade de buscar uma parceria da prefeitura municipal de Timbaúba dos Batista com o governo do Estado do Rio Grande do Norte através do programa desenvolvimento solidário que indicou o senhor Humberto Carlos Dantas, carinhosamente conhecido como “Bembem” para viabilizar todas as providências necessárias, em seguida, depois de vencer todo o processo burocrático desde legalização da Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas (ACUST) que teve como sua primeira presidente Maria Aparecida do Nascimento, veio à elaboração do projeto e liberação dos recursos, para aquisição dos instrumentos musicais.
Depois de todo esse processo iniciou as aulas práticas e teóricas formando a banda propriamente dita.
Surgiu a ideia de dar nome à banda e foi colocado em votação que por unanimidade escolheram o nome do nosso conterrâneo e forrozeiro o artista popular “ELINO JULIÃO DA SILVA” que é motivo de orgulho para todos os seus conterrâneos pelo legado da sua história.
O maestro Mizael Cabral tem o cuidado em conjunto com a associação (ACUST) em parceria da prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas na ampliação de seus componentes e na modernização de seus instrumentos, de uma vez que, recentemente foi elaborado um projeto tendo sido aprovado no valor de 25 mil reais pelo ministério da Cultura para aquisição de novos instrumentos para a estruturação da banda.
Atende hoje cerca de 90 crianças na faixa etária de 8 a 21 anos, sendo 50 participantes da banda filarmônica e 40 nas turmas de teoria e flauta doce.
A banda tem representado a cultura Timbaubense em várias cidades seridoenses, aonde vem recebendo total apoio da prefeitura municipal através do prefeito Ivanildo Filho para as devidas apresentações.
A filarmônica nesse pequeno período de existência tem se destacado devido à dedicação e trabalho da sua ex-coordenadora Maria Aparecida do Nascimento, do coordenador atual Aloísio Vale de Araújo e do seu maestro Mizael Cabral que com sua visão inovadora, consideram a música como importante meio de inclusão social para transformação de uma sociedade mais digna e igualitária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe seu comentário (qualquer um pode comentar)