“a música é essencial no processo de formação, não apenas porque é capaz de desenvolver a motricidade, a oralidade, a concentração, que é o que todo mundo defende. Mas por estreitar a relação que o ser humano tem com ele mesmo”. Maristela Mosca
terça-feira, 30 de abril de 2013
Bandas de Musica do RN pedem passagem
As bandas de música do RN pedem passagem. Mais de dois meses depois de ter sido aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa, o Projeto de Lei nº 9.700/2013, que cria o Sistema Estadual de Bandas do RN (Seban-RN), ainda espera regulamentação. No papel, a lei determina a destinação de 5% dos recursos do Fundo Estadual de Cultura para a manutenção das bandas de todo o Estado. Enquanto o Sistema não vira realidade, as 115 bandas de música que atuam em municípios do interior se organizam em torno da União das Bandas de Música do RN (Uniban-RN) para reivindicar a regulamentação da lei pelo Governo. Neste domingo (21), músicos de várias cidades em Cruzeta para discutir a questão.
Arquivo pessoal/Cedida
Maestro Bembem conduziu encontro com representantes das bandas em Cruzeta
“Há tempos esperamos a regulamentação do Seban-RN, mas continuamos no escuro”, disse, em entrevista ao VIVER, o músico Humberto “Bembem” Dantas, maestro da Banda Filarmônica de Cruzeta, membro da Uniban e um dos responsáveis pelo setor de música da FJA. “Enquanto isso, as bandas continuam sem políticas públicas, sobrevivendo nas costas dos maestros”, desabafa.
Para o maestro Bembem, um dos benefícios imediatos que a regulamentação do Sistema pode trazer é a criação de um banco de dados sobre as bandas de música do RN. Pelas contas do maestro, hoje a cadeia de bandas beneficia diretamente 10 mil pessoas em todo o estado, a maioria crianças e jovens. “Antes de tudo, é preciso reunir as informações sobre essas bandas de música em um só lugar. Só assim poderemos organizar as políticas públicas para o setor”, opina.
Outra proposta da Uniban-RN é o aumento do percentual de recursos do Fundo Estadual de Cultura destinado às bandas de 5% para 15%. “Consideramos o percentual atual insuficiente para a gama de ações que precisam ser realizadas”, disse. A diretoria da Uniban-RN deverá discutir esse e outros pontos com a Secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, em uma reunião marcada para a primeira semana de maio.
Sem prazo
Questionada sobre a regulamentação do Seban-RN, a Secretária Extraordinária de Cultura do Estado, Isaura Rosado, evitou estipular prazos. Segundo Isaura, a regulamentação só depende das bandas. “Estamos aguardando que os músicos tragam as sugestões, para que possamos debater as ideias deles e dar início ao processo de regulamentação do Sistema de Bandas”, afirmou a secretária. “Queremos discutir todos os pontos e sugestões para o Seban com os músicos”, conclui.
fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/bandas-se-unem-para-cobrar-do-governo-regulamentacao-do-sistema/248379
http://tribunadonorte.com.br/noticia/bandas-se-unem-para-cobrar-do-governo-regulamentacao-do-sistema/248379
quinta-feira, 25 de abril de 2013
segunda-feira, 22 de abril de 2013
A UNIBAN-RN TEM NOVA DIRETORIA CONFIRA OS NOMES DOS REPRESENTANTES:
quinta-feira, 18 de abril de 2013
UNIBAM
Caros(as) colegas, amigos e amigas
Em nome da AMUSIC, UNIBAM e da SEEC-RN,queremos agradecer antecipadamente os maestros e gestores de bandas, que já confirmaram presença nesse domingo dia 21 de abril, aqui em Cruzeta, na sede da AMUSIC e FILARMÔNICA de CRUZETA, as 9:00 hrs., para participar da reunião que discutirá a regulamentação da lei, que criou e implantará definitivamente o Sistema Estadual de Bandas de Música do RN (SEBAM -RN ).
Queremos mais uma vez reforçar a importância de estarmos presentes, juntos, unidos, pois será um momento de discussão,encaminhamentos e fortalecimento e conquista das bandas de Musica do RN.
O SISTEMA agora é lei, mas precisamos que a lei seja regulamentada, e, nada mais justo que todos possam opinar e participar.
Presença da Secretária de Cultura do RN, professora Isaura Rosado, uma parceira que muito tem acolhido a causa do SEBAM e deseja que o mesmo seja implantado de acordo com o pensamento dos maestros, mestres e gestores das bandas. Presença também do deputado Fernando Mineiro, que como sabemos, foi quem acreditou na nossa ideia, apresentou a proposta e lutou para aprovar o SEBAM-RN, na Assembleia Legislativa, inclusive com o voto favorável de todos deputados e deputadas. Estará presente o prefeito de Cruzeta Nena Dantas e outras autoridades locais.
Em tempo:
Alguns nos falaram sobre as dificuldades de locomoção etc. para estarem presentes, entendemos , Porém pedimos que se faça mais um esforço, dessa vez por nossa cultura, por nossas bandas, por nossos alunos e alunas, pela nossa divina e boa música, que nas nossas bandas se propaga de forma transformadora, inclusiva e pacificadora.
Vamos construir essa história juntos!
Bembem Dantas
Fundação José Augusto/SEEC RN
quarta-feira, 17 de abril de 2013
quinta-feira, 11 de abril de 2013
CONVOCAÇÃO SEBAM-RN
CONVOCAÇÃO
Retomada da Implantação do SEBAM-RN
A União das Bandas de Música do Rio Grande do Norte - UNIBAM/RN, CONVOCA maestros, mestres, músicos e gestores das Bandas de Música do Rio Grande do Norte para participar da DISCUSSÃO SOBRE A RETOMADA DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ESTADUAL DE BANDAS DE MÚSICA – SEBAM/RN.
Dia: 21 de Abril/2013 ás 09:00h; Local: AMUSIC em Cruzeta/RN.
Como é do conhecimento dos que fazem o movimento de Bandas de Música no Rio Grande do Norte, que a Assembléia Legislativa derrubou o veto da governadora que impedia a criação do Sistema Estadual de Bandas, tão importante luta das bandas de nosso estado.
Sendo assim com a derrubada do veto ao Projeto de Lei nº 208/2011 de autoria do deputado estadual Fernando MINEIRO, que se transformou na Lei nº 9.700/2013, se faz necessário a retomada desta discussão no sentido de envolver o Governo do Estado e as Bandas de Música na implantação urgente do SEBAM-RN.
Neste sentido convocamos a todos quanto desse movimento façam parte para participar desta discussão e encaminhamentos para efetiva implantação de políticas pública para as bandas, a partir da implantação do Sistema Estadual de Bandas – SEBAM/RN, que através do Fundo Estadual de Cultura - FEC, terá meios de disponibilização de recursos para o fortalecimento das bandas e músicos.
Precisamos que cada banda organizada, seja ela mantida por Associação ou Prefeitura se envolva neste debate e se faça presente na data desta convocatória, para que dessa forma possamos avançar e conquistar o espaço que merecemos no cenário artístico-cultural do nosso estado.
Contamos com o apoio, articulação e participação do movimento de bandas do RN.
GIUZELIO LOBATO DE MELO
Coordenação da UNIBAM-RN
Contatos e confirmação de presença:
GIUZELIO LOBATO: giu.lobato@gmail.com
(84) 9680.5118(Tim), (84)9494.1667 (Claro) e (84)8733.2240 (OI).
quarta-feira, 10 de abril de 2013
DIVULGALDO A LISTA DE PROPOSTAS HABILITADAS PARA O PRÊMIO PROCULTURA DE APOIO AS BANDAS DE MÚSICA 2013
Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2013
O Mic/Funarte divulgou a lista de Propostas Habilitadas para serem contempladas com novos instrumentos musicais para as Bandas de Músicas inscritas através do Edital Prêmio Procultura de Apoio a Bandas de Música 2013, o Edital informa que serão contemplados cerca de 150 (cento e cinquenta) projetos para a distribuição gratuita de instrumentos de sopro, sendo que, cada proponente poderá escolher até 5 (cinco) instrumentos, de acordo com a discriminação proposta pelo edital.
Confira a lista de todas as propostas habilitadas: HABILITADOS
Fonte: http://www.funarte.gov.br
fonte de informação
http://bandaluizdefranca.blogspot.com.br/2013/04/divulgaldo-lista-de-propostas.html
quinta-feira, 4 de abril de 2013
O PROJETO
Sabendo da realidade social do Brasil hoje, e da política de alienação do mercado fonográfico assim como a mídia em geral que atinge cada vez mais principalmente as crianças e os jovens do nosso país, a Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas vem desenvolvendo um trabalho de conscientização através da música, onde propõe atrair á essa juventude, para que elas mesmas sejam as propagadoras das riquezas culturais do seu povo, fazendo assim com que suas representações obtenham oportunidades, meios e ferramentas para conter a própria realidade em que vivem, porque eles são presas fáceis para o mundo das drogas, bebidas alcoólicas e prostituição.
Um dos problemas que são enfrentados em trabalhos sociais como esse, no interior, é a falta de oportunidade, a realidade das cidades interioranas são desfavoráveis e até mesmo escassas quando se fala de oportunidade.
A preocupação na falta de oportunidade para os adolescentes principalmente, é que: eles estão prontos para transformar qualquer desejo em ação, e vendo por esse lado, a falta de oportunidade gera necessidade.
Se refletirmos sobre esta realidade, os jovens são obrigados muitas vezes ainda em idade escolar, a abandonar a escola para trabalhar e ajudar nas despesas familiares ou até mesmo para se dedicar precocemente a uma nova vida que ainda não cabe a eles.
A necessidade pela falta de oportunidade tem correlações com os problemas sociais, e se adolescência significa crescer, desenvolver, basta criar opções para que essas pessoas tenham uma oportunidade na vida para desenvolverem seus talentos, e assim no futuro ter uma chance de viver dignamente.
No Brasil, as políticas públicas para a juventude têm aumentado consideravelmente. Mas, ainda é muito pouco para um país tão rico culturalmente, onde pode utilizar sua forte influência para o desenvolvimento sociocultural.
E um grande exemplo dessa realidade, é as bandas de música, que só no Rio Grande do Norte envolve mais de 10.000 (DEZ MIL) Pessoas, entre jovens, crianças e adolescentes que procuram através da música um futuro melhor e encontram ainda mais, uma forma de divulgar, crescer, valorizar a cultura do seu povo.
Na oportunidade, á (ACUST) propõe dar seguimento ao trabalho que vem desenvolvendo na comunidade desde 2010, dando mais apoio e chance para mais uma criança descobrir seu valor, não só musicalmente, mas mostrando para comunidade e para ela mesma, que ela é capais de ser uma grande cidadã, e ainda podendo contribuir para o desenvolvimento do seu município, do seu país e do mundo.
A Cidade
A Cidade
Nos idos do século XVIII as terras férteis de Timbaúba já eram habitadas e o Tenente-Coronel Manoel de Souza Forte era o proprietário do Termo da Vila do Príncipe, área onde está localizado o município de Timbaúba dos Batistas. A região começou a se desenvolver em meados do século XIX, quando o Major José Batista dos Santos fundou nas terras frescas do vale a fazenda Timbaúba. Ali teve início a grande atividade de plantio de canaviais, ensejando uma produção de aguardente e rapadura.
O povoado de Timbaúba, no ano de 1942, já era visto por Anfilóquio Câmara como um dos mais ricos do Seridó por manter uma agricultura sempre forte, destacando-se no cultivo de cana-de-açúcar.
No dia 10 de maio de 1962, por força da Lei no 2.774, o povoado desmembrou-se de Caicó tornando-se município com o nome de Timbaúba dos Batistas, numa homenagem a família de pioneiros responsáveis pelo engrandecimento do município. Em 1° de janeiro de 1964, foi instalada a sede municipal, tomando posse como prefeito o Sr. Hisbelo Batista de Araújo.
TIMBAúBA DOS BATISTAS-RN
HISTÓRICO DA BANDA FILARMÔNICA ELINO JULIÃO
A banda Filarmônica “Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas foi fundada em 03 de Março de 2010. Com a finalidade de qualificar os jovens dentro de suas próprias vocações, sentiu-se a necessidade de buscar uma parceria da prefeitura municipal de Timbaúba dos Batista com o governo do Estado do Rio Grande do Norte através do programa desenvolvimento solidário que indicou o senhor Humberto Carlos Dantas, carinhosamente conhecido como “Bembem” para viabilizar todas as providências necessárias, em seguida, depois de vencer todo o processo burocrático desde legalização da Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas (ACUST) que teve como sua primeira presidente Maria Aparecida do Nascimento, veio à elaboração do projeto e liberação dos recursos, para aquisição dos instrumentos musicais.
Depois de todo esse processo iniciou as aulas práticas e teóricas formando a banda propriamente dita.
Surgiu a ideia de dar nome à banda e foi colocado em votação que por unanimidade escolheram o nome do nosso conterrâneo e forrozeiro o artista popular “ELINO JULIÃO DA SILVA” que é motivo de orgulho para todos os seus conterrâneos pelo legado da sua história.
O maestro Mizael Cabral tem o cuidado em conjunto com a associação (ACUST) em parceria da prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas na ampliação de seus componentes e na modernização de seus instrumentos, de uma vez que, recentemente foi elaborado um projeto tendo sido aprovado no valor de 25 mil reais pelo ministério da Cultura para aquisição de novos instrumentos para a estruturação da banda.
Atende hoje cerca de 90 crianças na faixa etária de 8 a 21 anos, sendo 50 participantes da banda filarmônica e 40 nas turmas de teoria e flauta doce.
A banda tem representado a cultura Timbaubense em várias cidades seridoenses, aonde vem recebendo total apoio da prefeitura municipal através do prefeito Ivanildo Filho para as devidas apresentações.
A filarmônica nesse pequeno período de existência tem se destacado devido à dedicação e trabalho da sua ex-coordenadora Maria Aparecida do Nascimento, do coordenador atual Aloísio Vale de Araújo e do seu maestro Mizael Cabral que com sua visão inovadora, consideram a música como importante meio de inclusão social para transformação de uma sociedade mais digna e igualitária.