As bandas de música do RN pedem passagem. Mais de dois meses depois de ter sido aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa, o Projeto de Lei nº 9.700/2013, que cria o Sistema Estadual de Bandas do RN (Seban-RN), ainda espera regulamentação. No papel, a lei determina a destinação de 5% dos recursos do Fundo Estadual de Cultura para a manutenção das bandas de todo o Estado. Enquanto o Sistema não vira realidade, as 115 bandas de música que atuam em municípios do interior se organizam em torno da União das Bandas de Música do RN (Uniban-RN) para reivindicar a regulamentação da lei pelo Governo. Neste domingo (21), músicos de várias cidades em Cruzeta para discutir a questão.
Arquivo pessoal/Cedida
Maestro Bembem conduziu encontro com representantes das bandas em Cruzeta
“Há tempos esperamos a regulamentação do Seban-RN, mas continuamos no escuro”, disse, em entrevista ao VIVER, o músico Humberto “Bembem” Dantas, maestro da Banda Filarmônica de Cruzeta, membro da Uniban e um dos responsáveis pelo setor de música da FJA. “Enquanto isso, as bandas continuam sem políticas públicas, sobrevivendo nas costas dos maestros”, desabafa.
Para o maestro Bembem, um dos benefícios imediatos que a regulamentação do Sistema pode trazer é a criação de um banco de dados sobre as bandas de música do RN. Pelas contas do maestro, hoje a cadeia de bandas beneficia diretamente 10 mil pessoas em todo o estado, a maioria crianças e jovens. “Antes de tudo, é preciso reunir as informações sobre essas bandas de música em um só lugar. Só assim poderemos organizar as políticas públicas para o setor”, opina.
Outra proposta da Uniban-RN é o aumento do percentual de recursos do Fundo Estadual de Cultura destinado às bandas de 5% para 15%. “Consideramos o percentual atual insuficiente para a gama de ações que precisam ser realizadas”, disse. A diretoria da Uniban-RN deverá discutir esse e outros pontos com a Secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, em uma reunião marcada para a primeira semana de maio.
Sem prazo
Questionada sobre a regulamentação do Seban-RN, a Secretária Extraordinária de Cultura do Estado, Isaura Rosado, evitou estipular prazos. Segundo Isaura, a regulamentação só depende das bandas. “Estamos aguardando que os músicos tragam as sugestões, para que possamos debater as ideias deles e dar início ao processo de regulamentação do Sistema de Bandas”, afirmou a secretária. “Queremos discutir todos os pontos e sugestões para o Seban com os músicos”, conclui.
fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/bandas-se-unem-para-cobrar-do-governo-regulamentacao-do-sistema/248379
http://tribunadonorte.com.br/noticia/bandas-se-unem-para-cobrar-do-governo-regulamentacao-do-sistema/248379
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe seu comentário (qualquer um pode comentar)