domingo, 18 de maio de 2014

Apresentações realizadas ..


Depois de Três semanas de muito trabalho, paro para escrever e fazer jus ás últimas apresentações realizada pela “Filarmônica Elino Julião”.
Nos dias 07,09 e 10 de maio de 2014 realizamos uma série de concertos especiais, começando pelo concerto em homenagem aos 52 anos de emancipação política da cidade de Timbaúba dos Batistas-RN, que foi um momento muito especial de muitas alegrias e descontração, onde tivemos a oportunidade de tocar musicas do nosso novo repertório e agradecer ao apoio recebido em nossa cidade, que é essencial para a continuidade desse projeto que vem ganhando força e prestigio por onde se apresenta graças ao empenho e dedicação dos jovens talentosos da cidade.
No dia 09 de maio tivemos a honra de ser convidado pelo o centro integrado de Esportes e cultura RN VIDA em Natal, com o apoio do SESC-RN para realizamos um concerto em homenagem ao dia das mães onde tivemos o privilégio e a Honra de sermos incluídos dentro da programação do SESC da série “Parceria Sinfônica”, série que em 2013 foi premiado pelo PREMIO HANGAR DE MUSICA como melhor show do ano. Agradeço a Luzia Cabral, aos convidados que são alunos e amigos da banda Filarmônica de Cruzeta na qual tem a frente meu professor e amigo Bembem Dantas. Agradeço imensamente a coordenadora Carminha Soares e a diretora do programa RN Vida Sonali Rosado pelo convite pelo carinho e hospitalidade. Ao SESC-RN, que em nome do Coordenado de cultura Daniel Rezende estendo toda minha satisfação admiração e afeto, pois ficamos felizes demais pelo apoio, além de tudo, nos proporcionou uma bela viagem.
No dia 10 de maio realizamos em nossa queria e maravilhosa cidade uma alvorada para coroar ainda mais a festa de emancipação política, tocamos pelas ruas da cidade, vários dobrados para acordar e lembrar a população timbaubense da importância que tem esse dia especial já que emancipação se refere aos direitos de igualdade para melhorias de vida no nosso país.
As bandas de musica são entidades culturais, artística, sociais e educacionais que há séculos existem mais que tem perdido seu espaço principalmente para as bandas bailes, chamadas também de “forro” eletrônico ou até mesmo forro de plástico, que só contribui para aumentar ainda mais as bebedeiras as prostituições e drogas entre os jovens. Ao contrário das “bandas bailes”, as bandas filarmônicas ajudam a combater esse mau e contribui para uma conscientização dos jovens, proporcionando a eles um ambiente coletivo e saudável.
Gostaria de dizer que estou muito feliz por estes (4) quatro anos de existência da banda, pois em meio a 115 bandas no RN, algumas com mais de 100 anos de atividade somos uma das mais jovens do estado em plena atividade e se destacando pela musicalidade. Graças a todos que contribui e contribuíram para esse feitio, estamos firmes e fortes e com muito gás para crescermos ainda mais, por isso: Agradeço a prefeitura municipal da administração passada que deu sua contribuição positiva que foi a iniciativa de fundir a banda no município na qual quero destacar a pessoal do ex-prefeito IVANILDO ALBURQUEQUE e também aos coordenadores da (ACUST) Cida nascimento e Aloísio por todo empenho, dedicação, amor e carinho.
Agradeço também a atual gestão, que de modo sensível e com sua grade relevância hoje no município, veio apoiar ainda mais para a continuidade do projeto no qual quero destacar a pessoal do senhor prefeito CHILON BATISTA e seu vice JULIO SILVA. E agradeço a coordenação da ACUST (Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas) Betânia Cláudia pela dedicação quase exclusiva e a Viviane e Maria Fernandes pela força e empenho.
E agora de modo bem especial quero louvar aos alunos da “Filarmônica Elino Julião” pelo belo trabalho que estamos desenvolvendo, sabemos das dificuldades que temos que enfrentar, mas é nas dificuldades e vencendo as críticas e os desafios e criamos força para continuar trilhando nosso caminho.
Estamos no caminho certo basta acreditar e jamais desistir, pois maior que o querer é lutar e vencer...
Cordialmente!
Mizael Cabral







Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário (qualquer um pode comentar)

O PROJETO

Sabendo da realidade social do Brasil hoje, e da política de alienação do mercado fonográfico assim como a mídia em geral que atinge cada vez mais principalmente as crianças e os jovens do nosso país, a Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas vem desenvolvendo um trabalho de conscientização através da música, onde propõe atrair á essa juventude, para que elas mesmas sejam as propagadoras das riquezas culturais do seu povo, fazendo assim com que suas representações obtenham oportunidades, meios e ferramentas para conter a própria realidade em que vivem, porque eles são presas fáceis para o mundo das drogas, bebidas alcoólicas e prostituição.

Um dos problemas que são enfrentados em trabalhos sociais como esse, no interior, é a falta de oportunidade, a realidade das cidades interioranas são desfavoráveis e até mesmo escassas quando se fala de oportunidade.

A preocupação na falta de oportunidade para os adolescentes principalmente, é que: eles estão prontos para transformar qualquer desejo em ação, e vendo por esse lado, a falta de oportunidade gera necessidade.

Se refletirmos sobre esta realidade, os jovens são obrigados muitas vezes ainda em idade escolar, a abandonar a escola para trabalhar e ajudar nas despesas familiares ou até mesmo para se dedicar precocemente a uma nova vida que ainda não cabe a eles.

A necessidade pela falta de oportunidade tem correlações com os problemas sociais, e se adolescência significa crescer, desenvolver, basta criar opções para que essas pessoas tenham uma oportunidade na vida para desenvolverem seus talentos, e assim no futuro ter uma chance de viver dignamente.

No Brasil, as políticas públicas para a juventude têm aumentado consideravelmente. Mas, ainda é muito pouco para um país tão rico culturalmente, onde pode utilizar sua forte influência para o desenvolvimento sociocultural.

E um grande exemplo dessa realidade, é as bandas de música, que só no Rio Grande do Norte envolve mais de 10.000 (DEZ MIL) Pessoas, entre jovens, crianças e adolescentes que procuram através da música um futuro melhor e encontram ainda mais, uma forma de divulgar, crescer, valorizar a cultura do seu povo.

Na oportunidade, á (ACUST) propõe dar seguimento ao trabalho que vem desenvolvendo na comunidade desde 2010, dando mais apoio e chance para mais uma criança descobrir seu valor, não só musicalmente, mas mostrando para comunidade e para ela mesma, que ela é capais de ser uma grande cidadã, e ainda podendo contribuir para o desenvolvimento do seu município, do seu país e do mundo.

A Cidade

A Cidade

Timbaúba dos Batistas é uma cidade da região de seridó no Rio Grande do Norte. Distante 282 km da capital, Natal, a cidade possui uma área urbana de 75 km² e uma densidade demográfica de 17,5 hab/km². Timbaúba é uma cidade pequena com 2 380 habitantes.

O nome da cidade vem de uma árvore chamada pelos índios de “timbóiba” que significa árvore de espuma. Os índios a chamam assim pois seu fruto produz uma espécie de espuma que é utilizada como sabão. Além disso, o nome do município também está associado ao nome de uma das primeiras famílias a chegar à região, os Batistas.

Nos idos do século XVIII as terras férteis de Timbaúba já eram habitadas e o Tenente-Coronel Manoel de Souza Forte era o proprietário do Termo da Vila do Príncipe, área onde está localizado o município de Timbaúba dos Batistas. A região começou a se desenvolver em meados do século XIX, quando o Major José Batista dos Santos fundou nas terras frescas do vale a fazenda Timbaúba. Ali teve início a grande atividade de plantio de canaviais, ensejando uma produção de aguardente e rapadura.

O povoado de Timbaúba, no ano de 1942, já era visto por Anfilóquio Câmara como um dos mais ricos do Seridó por manter uma agricultura sempre forte, destacando-se no cultivo de cana-de-açúcar.

No dia 10 de maio de 1962, por força da Lei no 2.774, o povoado desmembrou-se de Caicó tornando-se município com o nome de Timbaúba dos Batistas, numa homenagem a família de pioneiros responsáveis pelo engrandecimento do município. Em 1° de janeiro de 1964, foi instalada a sede municipal, tomando posse como prefeito o Sr. Hisbelo Batista de Araújo.

TIMBAúBA DOS BATISTAS-RN

TIMBAúBA DOS BATISTAS-RN
visão aerea

HISTÓRICO DA BANDA FILARMÔNICA ELINO JULIÃO


A banda Filarmônica “Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas foi fundada em 03 de Março de 2010. Com a finalidade de qualificar os jovens dentro de suas próprias vocações, sentiu-se a necessidade de buscar uma parceria da prefeitura municipal de Timbaúba dos Batista com o governo do Estado do Rio Grande do Norte através do programa desenvolvimento solidário que indicou o senhor Humberto Carlos Dantas, carinhosamente conhecido como “Bembem” para viabilizar todas as providências necessárias, em seguida, depois de vencer todo o processo burocrático desde legalização da Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas (ACUST) que teve como sua primeira presidente Maria Aparecida do Nascimento, veio à elaboração do projeto e liberação dos recursos, para aquisição dos instrumentos musicais.

Depois de todo esse processo iniciou as aulas práticas e teóricas formando a banda propriamente dita.

Surgiu a ideia de dar nome à banda e foi colocado em votação que por unanimidade escolheram o nome do nosso conterrâneo e forrozeiro o artista popular “ELINO JULIÃO DA SILVA” que é motivo de orgulho para todos os seus conterrâneos pelo legado da sua história.

O maestro Mizael Cabral tem o cuidado em conjunto com a associação (ACUST) em parceria da prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas na ampliação de seus componentes e na modernização de seus instrumentos, de uma vez que, recentemente foi elaborado um projeto tendo sido aprovado no valor de 25 mil reais pelo ministério da Cultura para aquisição de novos instrumentos para a estruturação da banda.

Atende hoje cerca de 90 crianças na faixa etária de 8 a 21 anos, sendo 50 participantes da banda filarmônica e 40 nas turmas de teoria e flauta doce.

A banda tem representado a cultura Timbaubense em várias cidades seridoenses, aonde vem recebendo total apoio da prefeitura municipal através do prefeito Ivanildo Filho para as devidas apresentações.

A filarmônica nesse pequeno período de existência tem se destacado devido à dedicação e trabalho da sua ex-coordenadora Maria Aparecida do Nascimento, do coordenador atual Aloísio Vale de Araújo e do seu maestro Mizael Cabral que com sua visão inovadora, consideram a música como importante meio de inclusão social para transformação de uma sociedade mais digna e igualitária.

O MAESTRO

MIZAEL CABRAL


De família de músicos, Marcio Mizael da Silva é natural de Cruzeta RN. Iniciou seus estudos musicais aos 16 anos em 2003 com o Maestro Humberto Carlos Dantas, ( Bembem Dantas ), ingressando na banda Filarmônica de Cruzeta-RN como trompetista. Em 2004 fundou o Trio Cafuçú de trompetes, marcando o começo de sua carreira de compositor e arranjador. participou como aluno em diversos seminários de música promovido pela Fundação José Augusto (FJA) e AMUSIC em Cruzeta e em outra cidades do no interior do Estado, sendo monitor do I Seminário de Música de Natal-RN do professor, compositor e maestro Normando Carneiro no curso de Arranjo Orquestração.
Em 2006, ingressou no curso Técnico de trompete (EMUFRN) sobre a orientação do professor Ranilson Bezerra, concluindo em 2009.ainda em 2009 entrou no curso de graduação em trompete da EMUFRN, sobre orientação do professor Ranilson Bezerra e Antonio Carlos. Participou de vários grupos musicais entre eles: Big Band Jerimum Jazz (EMUFRN). Big Band jovem (EMUFRN). Orquestra Sinfônica (EMUFRN). Grupo de
Choro Nosso Choro (EMUFRN). Grupo de choro Quase as Seis (EMUFRN), Grupo de pífano (AMUSIC),grupo de choro Bem Brasileiro (AMUSIC).
Trio Cafuçú(AMUSIC). Grupo de choro Chorinho das Cinco (AJAC). Grupo de Trompetes (EMUFRN). Grupo de metais (EMUFRN). Grupo de Metais (AMUSIC). Em 2008 assumiu temporariamente a direção da Filarmônica de São Tomé-RN (AJAC). Fundou e dirige Grupo folclórico “Pé de Côco” de pífano e percussão - (AMUSIC), é integrante e diretor técnico do sexteto de metaisQuimporó(AMUSIC) professor e chefe do naipe e primeiro trompete daFilarmônica de Cruzeta(AMUSIC). Em 2010 fundou e dirige a Filarmônica “Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas RN (ACUST).
Percussionista nato, Mizael Cabral, como é conhecido no meio musical e artístico do RN, tem se destacado como compositor e arranjador para diversas formações musicais, em especial para Bandas de Música, tendo composto ou arranjado até o momento mais de 100 peças entre elas compôs peça para o CD do professor de trombone da UFRN Gilvando (azeitona) do professor Klenio Barros, e para banda Filarmônica SÃO TOMÉ-RN.
Mizael também é coordenador técnico da Associação Musical e Cultural do RN (AMUSIC) Cruzeta RN.

INSCRIÇÕES PARA TURMA DE TEORIA 2013

Inscrições abertas para turma de teoria musical da banda " Filarmônica Elino Julião" 2013 click no link e faça já a sua. https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGRuWnNnSEtidlpWR0xGaDdMRmFBR3c6MQ atenção. inscrição valida apenas para residentes em Timbaúba dos Batistas-RN Inscrições para turma de teoria musical 2013 da filarmônica "Elino julião" docs.google.com